Região Metropolitana de Curitiba integra bilhetagem à Carteira Google

A região metropolitana de Curitiba integra a compra e o uso de bilhetes digitais via Carteira Google, em uma parceria entre Transdata e Metrocard. Com a novidade, é possível adquirir a passagem diretamente pelo celular, armazenar o bilhete digital e embarcar aproximando o QR Code no validador. Os tickets também podem ser adquiridos diretamente pelo […]

Redação

A região metropolitana de Curitiba integra a compra e o uso de bilhetes digitais via Carteira Google, em uma parceria entre Transdata e Metrocard. Com a novidade, é possível adquirir a passagem diretamente pelo celular, armazenar o bilhete digital e embarcar aproximando o QR Code no validador.

Os tickets também podem ser adquiridos diretamente pelo Google Maps, unificando planejamento da viagem, pagamento e embarque em um único ambiente digital. A Metrocard atende 22 municípios da região metropolitana de Curitiba e opera um sistema que transporta, em média, 250 mil passageiros por dia.

Desde o lançamento do QR Code, em maio de 2025, já foram vendidos cerca de 15 mil bilhetes digitais, com a média mensal saltando de aproximadamente 100 bilhetes no primeiro mês para mais de 2.000 nos últimos dois meses — especialmente entre usuários ocasionais, turistas e passageiros que não utilizam o cartão transporte tradicional. Hoje, o acesso ao sistema ocorre por meio de 80% dos embarques com o cartão Metrocard e 20% por dinheiro em espécie e pela Carteira Google (QR Code).

Tecnologia que amplia escolhas

Para a Metrocard, a integração com a Carteira Google complementa os meios tradicionais e se alinha ao perfil dos usuários que buscam autonomia digital. “O QR Code se tornou uma alternativa importante para o passageiro eventual — aquele que não quer adquirir um cartão de transporte ou realizar cadastro para isso. A compra digital traz autonomia, rapidez e elimina a necessidade de dinheiro”, explica Marco Aurélio Gomes, coordenador de operações da Metrocard.

Para Cristiano Silva, gerente de produtos da empresa, a novidade representa um avanço significativo para a modernização dos meios de acesso. “É uma solução que simplifica a jornada, reduz atritos e ajuda a consolidar a bilhetagem inteligente no Brasil. Estamos muito satisfeitos em liderar esse movimento ao lado da Metrocard”, afirma.

Hoje, a compra do bilhete digital é realizada diretamente pelo celular, via Carteira Google ou Google Maps. O QR Code gerado fica armazenado na Carteira Google e, no momento do embarque, basta aproximar o celular do validador. O bilhete tem validade de 72 horas. A Metrocard se prepara para ampliar ainda mais as opções de pagamento. Em breve, também será possível comprar passagens urbanas utilizando cartões de débito e crédito.

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Acesse o Acervo Digital OTM Editora

Veja também