Maiores do Transporte & Melhores do Transporte 2025: homenagem à Abrati e Prêmio EMV

A tradicional premiação promovida pela OTM Editora chega à sua 38ª edição, com muitas novidades, e o reconhecimento às empresas que mais se destacam no setor de transporte de passageiros, cargas e logística

Márcia Pinna, com Podcast do Transporte

Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora, antecipa os destaques da cerimônia da tradicional premiação Maiores do Transporte & Melhores do Transporte, que acontece na próxima semana no Hotel Unique, em São Paulo. As vencedoras são classificadas com base nos balanços financeiros de 2024, que foram analisados por uma equipe especializada contratada pela OTM Editora. Em sua 38ª edição, o evento traz grandes novidades, como a criação do Prêmio EMV no Transporte, patrocinado pela Mastercard, que busca dar visibilidade e reconhecimento às operações que lideram a adoção do modelo de pagamentos abertos, que permite o pagamento com cartões de débito e crédito diretamente nas catracas e validadores.

Outro destaque é a homenagem especial à Abrati pelos seus 30 anos. O anuário das Maiores do Transporte & Melhores do Transporte, que traz reportagens sobre todas empresas premiadas de cada segmento, apresenta ainda os grandes grupos associados à Abrati, além dos números do setor rodoviário, que transporta mais de 200 milhões de passageiros por ano.

Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora (Arquivo)

Lat.Bus 2026: agora com o fretamento

Marcelo Fontana também revela que a Lat.Bus 2026 consolidará um hub de conteúdo com a entrada oficial do setor de fretamento. A feira contará com agendas da NTU, Abrati, ANTP, UITP, Consetran e fóruns estaduais e nacionais. A visitação vem crescendo, com público cada vez mais qualificado e presença internacional. A próxima edição acontece de 11 a 13 de agosto de 2026  no São Paulo Expo Center.

Renovação bilionária no Grupo JCA

Márcia Pinna, editora da Technibus, traz os detalhes do investimento de R$ 1,4 bilhão do Grupo JCA na renovação de frota. São 650 ônibus novos, sendo 382 chassis Scania com carrocerias Marcopolo para operações rodoviárias. Destes, 153 são Double Decker. Segundo o CEO Gustavo Rodrigues, a idade média da frota volta a ser de cinco anos, com mais de 1.100 veículos no padrão Euro 6 até o primeiro semestre de 2026. A empresa planeja adquirir mais 250 ônibus no próximo ano para manter o ritmo de renovação.

COP30: Brasil pode ser protagonista na eletrificação, diz Milena Romano

Adamo Bazani, editor do Diário do Transporte, esteve em Belém para cobrir a COP30, a convite da Eletra Industrial. Ele relata que o Brasil pode se tornar protagonista na eletrificação do transporte, inclusive como exportador. A presidente da Eletra, Milena Braga Romano, destaca a flexibilidade dos modelos brasileiros. Adamo também acompanhou o painel da CNT na Green Zone, que mostrou que o ônibus é responsável por apenas 11% das emissões de gases de efeito estufa. A cobertura incluiu a linha do BRT Belém, que conecta sete municípios e promove inclusão social.

Medellín: transporte público como patrimônio social

Rafael Teles, diretor de produto da Transdata e membro do comitê executivo da UITP América Latina, relata sua visita ao encontro anual da UITP em Medellín, Colômbia. Ele destaca como o sistema integrado da cidade — metrô, VLP, teleférico, BRT e ônibus — promove uma cultura de gentileza urbana e pertencimento. A empresa Metrô de Medellín oferece ações como bibliotecas nas estações e uma rede de escutadores com psicólogos disponíveis para a população. O transporte é visto como parceiro da comunidade, com baixos índices de evasão e vandalismo.

Arena 2025: a volta da ANTP ao centro do debate sobre transporte público

O Arena ANTP 2025 marcou o retorno do transporte público ao centro do debate nacional e consolidou-se como o principal fórum de discussão sobre mobilidade urbana no Brasil.  Com mais de 50 painéis relevantes e fóruns realizados às vésperas da COP30, o congresso destaca o protagonismo da ANTP, discutindo e encaminhando temas cruciais como a Tarifa Zero, que deixou de ser uma pauta municipal para ganhar contornos de política pública nacional, e a inclusão das mulheres no setor como eixo estrutural de transformação e liderança.

O evento também evidenciou um alinhamento institucional inédito: ministério das cidades, BNDES, estados e municípios sinalizaram que é hora de tirar projetos da gaveta, recolocando metrôs, VLTs, corredores e transição energética fortemente na agenda.

Informação com análise é no Podcast do Transporte.

Episódio novo toda quarta-feira pelo Spotify (ouça aqui) ou no seu agregador favorito.
📺 Veja os cortes no YouTube.
📌 Produto Diário do Transporte em parceria com a Technibus/OTM Editora e a ANTP

Patrocínio: LatBus2026, Abrati e ClickBus. Apoio: Mercedes-Benz Ônibus, Transdata, Prodata Mobility Brasil e Mais Mobi.

Produção Toda Onda

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Veja também