A CPTM lançou o aplicativo de ‘Consulta do Território CPTM’, ferramenta digital criada para tornar mais simples e rápida a vida de quem precisa fazer obras, projetos ou vistorias nas áreas vizinhas à linha do trem, a chamada faixa de domínio.
O público externo (empresas, prefeituras, construtoras) pode usar o aplicativo para solicitar: aprovação de projetos que cruzem a ferrovia (viadutos, passarelas, redes de água e luz), serviços técnicos como sondagens, vistorias e levantamentos da área, e análise de documentos para processos de aprovação de alvarás e retificação de terrenos.
De acordo com a CPTM, o principal ganho de agilidade é a emissão automática da declaração de anuência. Muitas prefeituras exigem este documento da CPTM para liberar alvarás de construção. Se a área do projeto não interferir na faixa de domínio da ferrovia, o aplicativo gera a declaração na hora.
Segundo Conrado Blanco de Souza, chefe do departamento de gestão do território e um dos desenvolvedores do aplicativo, “o novo aplicativo moderniza a forma como a CPTM lida com os pedidos externos, que antes chegavam por e-mail, e nos ajuda a gerenciar melhor as informações da ferrovia. Ao padronizar o envio das solicitações por tipo, conseguimos analisar os pedidos mais rapidamente e dar respostas mais ágeis aos usuários. É menos tempo de espera para todos.”
O aplicativo está disponível na área Território Ferroviário do site da CPTM e pode ser acessado pelo link: https://territorio.cptm.sp.gov.br/app_consulta_territorial/
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook



