Vendas de chassis de ônibus avançam 7,2% de janeiro a outubro de 2025

A produção mostra uma queda de 23,4% em outubro, mas fecha os dez meses em alta com 26.164 chassis fabricados, 10,8% a mais do que no período de janeiro a outubro do ano passado

Sonia Moraes

O mercado de ônibus apresentou um pequeno crescimento de 0,8% nas vendas em outubro em relação a setembro deste ano, ao passar de 1.954 para 1.970 veículos emplacados. Mas, no comparativo com outubro de 2024 (2.576 unidades), a retração chegou a 23,5%, conforme mostra o balanço divulgado hoje pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

No acumulado de janeiro a outubro, o resultado foi positivo, com aumento de 7,2% no número de veículos emplacados, que atingiu 19.660 unidades, enquanto nos dez meses do ano passado foram vendidos 18.336 ônibus no país.

No ranking de vendas de janeiro a outubro de 2025, a liderança ficou com a Mercedes-Benz, que teve 8.450 ônibus emplacados no país, volume 8,5% superior aos dez meses de 2024 (7.786 unidades). O segundo lugar ficou com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que vendeu 4.916 veículos, aumento de 5,5% sobre o mesmo período do ano anterior (4.659 unidades), e o terceiro com a Agrale, que comercializou 2.543 ônibus, com redução de 14% em relação a janeiro e outubro de 2024 (2.956 unidades).

Na sequência está posicionada a Iveco, que vendeu 2.173 ônibus até outubro, 25,9% acima de janeiro a outubro do ano passado (1.726 unidades); a Scania com 695 veículos, 4,8% superior a janeiro a outubro de 2024 (663 unidades), e a Volvo que vendeu 433 ônibus, com redução de 12,7% sobre os dez meses de 2024, cujas vendas somaram 496 unidades.

Produção

A produção de ônibus mostra uma redução de 23,4% nos volumes em outubro em relação a setembro deste ano, de 2.787 para 2.134 unidades, e de 11,6% na comparação com outubro do ano passado, quando foram fabricados 2.414 veículos. O presidente da Anfavea não avalia como preocupante esse resultado e atribui a queda no mês passado ao ajuste que está sendo realizado na produção de chassis. “Não há nada que chame a atenção, mas haverá uma redução até o fim do ano e estamos acompanhando o mercado de ônibus”, disse Igor Calvet.

No acumulado de janeiro a outubro, a produção de chassis de ônibus atingiu 26.164 unidades, com aumento de 10,8% sobre os dez meses do ano passado, quando a produção totalizou 23.611 unidades. Do total de chassis fabricados pelas montadoras até outubro deste ano, 21.243 unidades são de modelos urbanos, que tiveram aumento de 5,1% sobre os 20.208 fabricados em igual período de 2024. De modelos rodoviários, saíram das linhas de montagem 4.921 chassis, 44,6% a mais do que nos dez meses do ano passado, quando o volume chegou a 3.403 unidades.

Exportações

As exportações de ônibus tiveram redução de 35,9% em outubro sobre setembro, passando de 677 para 434 unidades, e de 19,6% em relação a outubro do ano passado (540 unidades). Mas, nos dez meses de 2025, os embarques de ônibus aumentaram 49,2%, totalizando 5.667 unidades, enquanto que nos dez meses do ano passado foram exportados 3.798 veículos.

Do total de ônibus exportados até outubro deste ano, 2.967 unidades são de modelos urbanos, 59,9% a mais que de janeiro a outubro de 2024, quando somaram-se 1.855 unidades. De modelos rodoviários foram 2.700 veículos, resultado 39% superior aos 1.943 modelos exportados nos dez meses do ano passado. Em CKD (veículos desmontados) foram exportados 2.621 chassis de ônibus de janeiro a outubro deste ano, 16,95% inferior aos 3.157 veículos embarcados no mesmo período de 2024, segundo a Anfavea.

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