A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) contará com uma operação de transporte totalmente apoiada por tecnologia nacional. A Bus2, empresa brasileira especializada em soluções inteligentes para o transporte público, é a responsável pelos sistemas que orientam motoristas, informam passageiros e monitoram a frota oficial do evento.
Com implantação em tempo recorde, a Bus2 garantiu a integração entre os serviços de transporte que atenderão os participantes credenciados nas Zonas Azul e Verde — áreas de circulação oficial e de acesso público, respectivamente. São mais de 200 ônibus e cerca de 1.500 viagens diárias, com operação contínua. O aplicativo exclusivo para os credenciados é o COP30 – app do passageiro.
“Mais do que implantar tecnologia, entregamos inteligência operacional. O desafio é coordenar pessoas, sistemas e processos com fluidez, garantindo que a operação funcione de forma precisa e confiável”, explica Marco Littig, diretor de operações da Bus2. “A COP30 é um exemplo do que o Brasil tem de melhor em tecnologia aplicada à mobilidade.”
A operação é sustentada por sistemas integrados que conectam dados e informação ao usuário, garantindo comunicação entre múltiplos fornecedores e diferentes camadas tecnológicas. Em Belém, a Bus2 desenvolveu uma solução capaz de unificar ferramentas e recursos, inclusive com o uso de dispositivos móveis, para assegurar uma operação conectada e eficiente durante o evento.
“A COP30 é um marco para o mundo — e para nós, uma oportunidade de demonstrar a capacidade de integração da tecnologia brasileira. Nosso papel é conectar informações, pessoas e sistemas de forma ágil e segura, criando soluções que se adaptam às condições de cada operação”, afirma Gustavo Balieiro, CEO da Bus2.
A presença da Bus2 em Belém reforça a trajetória da empresa em grandes operações de transporte — de competições esportivas nacionais a eventos internacionais —, reafirmando seu papel como parceira estratégica de governos, operadores e gestores que buscam eficiência, sustentabilidade e inovação. “Nosso propósito é contribuir para cidades mais inteligentes, humanas e conectadas. E isso passa, necessariamente, por uma mobilidade pública que funcione bem para todos”, completa Balieiro.
A COP30 acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, reunindo líderes globais, representantes de governos e organizações da sociedade civil em uma das conferências mais importantes sobre o futuro climático do planeta. Saiba mais sobre a operação de transporte da COP30: cop30.br/transporte-durante-a-cop30
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook



