O governo do Pará iniciou a operação assistida do sistema Integrado de Transporte Metropolitano (BRT Metropolitano), que marca a fase de implantação gradual do novo modelo de transporte público da região metropolitana de Belém. Nesta etapa inicial, o sistema funciona com três linhas troncais e quatro alimentadoras, conectando os municípios de Santa Izabel, Benevides, Marituba, Ananindeua e Belém.
A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) coordena a implantação do serviço junto às concessionárias BRT-Amazônia, que opera as linhas, terminais, estações e garagem, e Autopass, responsável pelo sistema de bilhetagem digital. O sistema Pra Já está disponível por meio de cartão físico e do aplicativo Pra Já Metropolitano, disponível para Android e, em breve, para iOS.
“A passagem única de R$ 4,60 garante menor custo no deslocamento, com redução no tempo de trajeto e mais conforto aos usuários que utilizam o corredor expresso do BRT ao longo da BR-316”, comenta o secretário de estado do Pará de infraestrutura e logística, Adler Silveira.
A Eletra integra o sistema de corredores de ônibus de alta demanda da região metropolitana de Belém. Todos os 40 ônibus elétricos do sistema, que passaram a operar nas linhas troncais desde 1º de novembro de 2025, têm tecnologia Eletra, chassis Mercedes-Benz, carroceria Caio e baterias/motores WEG.
“O BRT de Belém representa a realização de um sonho da população e evidencia nossa vocação em ir muito além de fabricar e vender ônibus: atuamos como uma desenvolvedora nacional de soluções, oferecendo todo o suporte técnico e consultoria. Isso se deve ao fato de que o sistema metropolitano de Belém surgiu praticamente do zero. Até então, a rede era desorganizada, com ônibus antigos e tarifas elevadas. Hoje, contamos com ônibus rápidos, integrações de baixo custo para os passageiros e uma frota totalmente elétrica”, relata a diretora comercial da Eletra, Ieda Oliveira.
Trajeto:
Com 10,8 km de extensão, o trecho liga a capital às cidades de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará, seguindo pela BR-316, na região metropolitana. Este trecho é entre o túnel do Entroncamento, nos primeiros 10,8 km da rodovia BR-316, em Belém, e as proximidades da rodovia PA-483, em Marituba.
Frota:
O sistema conta com 265 ônibus 0 km, sendo 225 a diesel Euro 6 — que poluem 75% menos que a geração anterior Euro 5 — e 40 elétricos totalmente nacionais, que não emitem poluentes durante a operação. Os 40 ônibus elétricos operam exclusivamente nas faixas expressas da BR, ligando o terminal de Marituba, o terminal de Ananindeua e a estação de São Brás.
Já os 225 veículos Euro 6, que emitem 15 vezes menos carbono que os modelos anteriores, atendem às linhas que ligam os bairros da região metropolitana aos terminais de integração, às linhas expressas até o Ver-o-Peso e à Universidade Federal do Pará (UFPA). Todos os ônibus contam com ar-condicionado e acesso ao wi-fi.
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook



