Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda recebem melhorias em 17 estações

A concessionária visa aprimorar a infraestrutura de 36 estações ao todo e, desse total, foram concluídas obras de revitalização em 17 estações desde o início da concessão, com aporte de R$ 192 milhões

Redação

A ViaMobilidade visa aprimorar a infraestrutura de 36 estações ao todo e, desse total, foram concluídas obras de revitalização em 17 estações desde o início da concessão, com aporte de R$ 192 milhões. Além de Comandante Sampaio e Sagrado Coração, já foram revitalizadas as estações: Socorro, Vila Olímpia, Cidade Universitária, Morumbi, Carapicuíba, Palmeiras-Barra Funda, Lapa, Santa Terezinha, Barueri, Berrini, Cidade Jardim, Jurubatuba, Primavera-Interlagos, Grajaú e Santo Amaro.
 

As reformas promovem adequações nas estações e plataformas incluindo: revisão dos elementos para combate a possíveis incêndios, melhorias na ventilação e captação de águas pluviais, análise de elementos de comunicação visual e informativos aos passageiros, adequação dos passeios e do paisagismo no entorno do acesso às estações.

Entre os demais itens contemplados estão a instalação de piso tátil, canaleta de bicicletas nas escadas fixas, construção de novos elevadores e inserção de bloqueios (catracas) acessíveis, com sinalização tátil direcional. Nas escadas fixas de acesso às plataformas, agora há novos corrimãos e paraciclos.

“As obras realizadas nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda proporcionam mais confiabilidade, atendendo às necessidades dos clientes. Entendemos que um transporte eficiente vai além da operação diária, envolve infraestrutura moderna, integração inteligente e respeito à mobilidade de todos”, explica Adriana Martins, diretora de engenharia e implantação da Motiva Trilhos.

Em Comandante Sampaio, os sanitários públicos e vestiários para colaboradores também foram revitalizados e oferecem mais conforto também aos agentes de atendimento e segurança (AASs) que atuam no local. O projeto incluiu ainda a recuperação de pisos, forros, estruturas de concreto e cobertura, bem como a implantação de novas salas operacionais. Já na estação Sagrado Coração, a escada de acesso à bilheteria ganhou nova cobertura e iluminação e uma cobertura adicional foi implantada sobre parte da plataforma e escadas. As salas operacionais foram requalificadas e as salas técnicas, reconstruídas. Além disso, também foi entregue uma nova copa para apoio operacional e uma cobertura entre o prédio existente e os novos sanitários. 

Outra entregas 

Além da revitalização das estações, a ViaMobilidade também implantou uma passarela entre os parques Villa-Lobos e Cândido Portinari e a Ciclovia Rio Pinheiros, construiu a passarela avenida Brasil-Sesi, em São Paulo, que liga o terminal rodoviário de Carapicuíba à área do Sesi e da Fatec, pavimentou a estrada e implementou a passarela do Prado, próximas à estação Itapevi, da Linha 8-Diamante, e implantou um novo Centro de Controle Operacional (CCO) localizado no Pátio Presidente Altino, em Osasco.

Na estação Cidade Universitária, a ViaMobilidade também realizou melhorias na passarela entre a estação e a Ponte Cidade Universitária, e na escada de acesso à ciclovia. Já em Santa Terezinha, houve a reforma nas edificações operacionais, incluindo sanitários e substituição de pisos, forros e construção da cobertura na passarela, que facilita a visibilidade e as travessias na região. Houve ainda requalificação do acesso sul da estação contempla a integração com o corredor de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Em Barueri, foram feitas melhorias no acesso à estação, que integram a saída do local com o corredor de ônibus.

Na estação Lapa, a principal novidade é a construção de uma passarela para a transposição das vias para facilitar o acesso dos passageiros ao embarcar e desembarcar. Também foram construídos sanitários públicos acessíveis e novos vestiários com acessibilidade. O local agora possui uma nova Sala de Supervisão Operacional (SSO) a fim de oferecer mais conforto aos colaboradores e maior efetividade no atendimento. O acesso à estação também foi readequado, tendo todo o seu percurso adaptado para quem possui deficiência ou mobilidade reduzida, desde a entrada até o terminal Lapa e a rua Guaicurus.
 

Mais reformas 

Outras estações serão contempladas com reformas, entre elas estão Domingos de Moraes, Ceasa, Jandira, Hebraica-Rebouças, Autódromo, Granja Julieta e Villa Lobos – Jaguaré, que tiveram as obras iniciadas no segundo semestre do ano passado, além da estação Júlio Prestes, da Linha 8-Diamante. Somente nesta obra, a concessionária investe R$ 42 milhões e a previsão é de que seja concluída em janeiro de 2026.

As reformas das estações e demais empreendimentos integram um montante de investimentos de R$ 4,1 bilhões feitos pela ViaMobilidade desde o início da concessão, há três anos, na modernização das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Entre os avanços, destacam-se 36 novos trens, a substituição de mais de 60 km de trilhos, a revisão de 120 km de via permanente, compra de 50 veículos auxiliares a eliminação de restrições de velocidade, a implantação de um novo CCO e a construção de uma Oficina de Truques, a mais moderna da América Latina.

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