Florianópolis adota pagamento por Pix no validador dos ônibus

A novidade oferece aos usuários do transporte público da cidade um meio de pagamento instantâneo, sem necessidade de cartão ou dinheiro

Redação

Os passageiros do transporte público de Florianópolis podem pagar a tarifa diretamente com Pix nos validadores dos ônibus. A novidade é parte da transformação tecnológica conduzida nos últimos anos na cidade, com a implantação dos sistemas SI.GO, Sigom Telemetria e Console do Motorista, desenvolvidos pela Empresa 1. Os validadores já estão em teste no Terminal de Integração do Centro.

A chegada do PIX complementa outras tecnologias já implementadas recentemente na cidade. Até pouco tempo atrás, o início do ano letivo em Florianópolis era sinônimo de filas intermináveis para estudantes que precisavam recadastrar o cartão de transporte. Agora, só é necessário atualizar as informações, recadastrando a conta on-line direto no aplicativo com as informações que comprovam a matrícula em uma instituição de ensino, sem a necessidade de se deslocar ao ponto de apoio. Ao revalidar o cadastro, o cartão segue em funcionamento.

Isso foi possível a partir da escolha do grupo gestor, Consórcio Fênix, ao aprimorar tecnologias da Empresa 1, integrando a ferramenta SI.GO ao aplicativo Floripa no Ponto. A solução facilitou o recadastramento de estudantes, além de outros serviços de bilhetagem de forma digital. Segundo Aloísio Formento, gerente financeiro da Passe Rápido, nos três primeiros meses de uso do aplicativo, entre 20% e 30% dos estudantes já haviam feito o processo on-line. Hoje, esse número chega a 80%.

Outro ponto da modernização foi a implementação do sistema de telemetria, que monitora em tempo real o comportamento dos veículos e motoristas, garantindo mais segurança e padronização na operação. “Existe um veículo que está fazendo um consumo ruim de alguma peça. A primeira pergunta que vem à cabeça é: por causa do carro ou do motorista? A Telemetria nos permite fazer essa divisão”, explica Marcos Lopes, do Consórcio Fênix.

O sistema também contribui para a manutenção preventiva da frota. Enoque Ademir da Silva, coordenador de manutenção do Consórcio Fênix, relata um caso recente: “Tivemos um veículo com falha de embreagem. Descobrimos que o motorista estava trabalhando com o pé em cima do pedal. Com a Telemetria, conseguimos identificar, conversar com o motorista e corrigir a prática”.

O sistema de telemetria também trás uma redução no consumo de combustível permitindo que o operador de transporte possa investir em outras áreas do transporte urbano. Além disso, a tecnologia permite monitorar o desempenho de cada ônibus em cada linha de operação do veículo, um desafio em sistemas multilinha como o de Florianópolis. “O sistema de telemetria é o único que conhecemos hoje que automaticamente separa os dados por linha e não por veículo [em que cada veículo pode rodar várias linhas]. A gente vai lapidando cada motorista de acordo com o que precisa ser melhorado”, destaca Daniel Santos, supervisor operacional do Consórcio Fênix.

Painel inteligente do motorista

A bordo dos ônibus, os motoristas agora contam com o Console do Motorista, dispositivo
que concentra, ao lado do volante, funções antes dispersas pelo veículo. A nova ferramenta
permite abrir e encerrar viagens, configurar linhas e receber mensagens da central de
operações, tudo sem sair do posto de trabalho.

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Ouça o Podcast do Transporte

Veja também