Márcia Pinna, com Podcast do Transporte
O Podcast do Transporte desta semana esquenta os motores para o Arena ANTP 2025, que acontece de 28 a 30 de outubro em São Paulo. E com ela, chega o aguardado Caderno Técnico número 30 da ANTP, dedicado aos sistemas tecnológicos no transporte por ônibus. O conteúdo foi coordenado por Luis Carlos Néspoli, o Branco, e organizado pelo especialista Helcio Raymundo, que explica como o material reúne grande variedade de experiências, análises e perspectivas sobre bilhetagem, telemetria, monitoramento e integração — tudo em linguagem acessível para técnicos, gestores e usuários.
Bilhetagem brasileira: robusta, segura e integrada
Marco Antônio Tonussi, diretor da Tacom, um dos colaboradores do Caderno 30 da ANTP, destaca que o Brasil desenvolveu um sistema de bilhetagem eletrônico próprio, com o necessário foco em segurança e controle de fraudes, diferente dos modelos simplificados da Europa e Ásia. Para ele, o Brasil desenvolveu tecnologia avançada de operação com moeda eletrônica e integradores financeiros que mantêm sob sua responsabilidade as chaves de segurança. Isso garante confiabilidade e continuidade na operação, segundo Tonussi, que também explica que a integração metropolitana é tecnicamente simples — o desafio está no critério de distribuição da receita entre os operadores.
O que Adamo Bazani viu na Bélgica e Alemanha
Adamo Bazani, editor do Diário do Transporte, relata sua experiência com os sistemas de transporte público em Bruxelas e Mannheim. Na Europa, ônibus e VLT compartilham vias e operam com integração total. Apesar da infraestrutura maior, o metrô belga mostrou falhas como trens antigos e estações sujas. Já o metrô paulista, com ar-condicionado, sinalização sonora e mapas bilíngues, se destaca em conforto e informação. Mas no viário, o Brasil ainda enfrenta buracos e desníveis que comprometem a operação.
Mobilidade ativa: o Bonde a Pé até o Arena ANTP
Silvia Stucchi, do Instituto Corrida Amiga, convida os participantes do Arena ANTP 2025 para chegarem ao evento caminhando. O Bonde a Pé parte da estação Santo Amaro e transforma o trajeto em uma experiência de troca, observação e pesquisa de caminhabilidade. Os dados coletados serão encaminhados ao poder público como contribuição para melhorar o espaço urbano.
Segurança nas estradas: sono monitorado e atenção redobrada
Márcia Pinna, editora da Technibus apresenta os investimentos da Viação Águia Branca em segurança viária. A empresa ampliará seus laboratórios de medicina do sono e já opera com protocolos em três fases: exames antes da viagem, monitoramento em tempo real e testes de fadiga ao final da jornada. Com câmeras inteligentes e centros de controle, a empresa reduziu em 40% os casos de sonolência ao volante. O Grupo Águia Branca também criou a WeSafety, empresa dedicada à consultoria em segurança viária, que está completando um ano de atuação.
Painéis da Arena: dados, hubs e boas práticas
Gustavo Balieiro, da BUS2, convida para o painel sobre qualidade e utilidade dos dados na mobilidade, com visões que vão do prefeito de Campina Grande à presidente da ATP, Tula Vardaramatos. Outro destaque será o painel sobre terminais e parcerias público-privadas, com nomes como Paulo Alencar (ABRATI), Rodrigo Toledo (Socicam), Santiago Yus (AENA), Rèmy Tao (AFD) e Silvia Bresser (Metrô/SP), moderado por Leticia Pineschi.
Editorial – São Paulo mudou de endereço
Alexandre Pelegi encerra o episódio com uma crônica sobre a nova São Paulo pós-pandemia. O centro ainda é o centro, mas o coração da cidade se espalhou pelos bairros. Com o home office, os escritórios perderam movimento e os bairros ganharam vida — e isso redesenha os desafios da mobilidade. O transporte público precisa acompanhar essa cidade que agora tem mil centros pulsando ao mesmo tempo. Essa transformação estará no centro dos debates do Arena ANTP 2025, especialmente no painel sobre a Pesquisa Origem e Destino do Metrô.
🎧 Informação com análise é no Podcast do Transporte. Episódio novo toda quarta-feira pelo Spotify (ouça aqui) ou no seu agregador favorito.
📺 Veja os cortes no YouTube.
📌 Produção: Diário do Transporte, Technibus/OTM Editora e ANTP.
Patrocínio: Arena ANTP e Abrati. Apoio: Mercedes-Benz Ônibus, Transdata e Prodata Mobility Brasil.
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook
Ouça o Podcast do Transporte