O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) entregou aos entes federados, até 03 de outubro, 2.400 ônibus escolares pelo programa Caminho da Escola, de um total de 15.320 veículos licitados no fim de 2023. Desse total, 1.120 unidades foram para o Nordeste, 564 para o Sudeste, 323 para o Sul, 252 para o Centro-Oeste e 141 para o Norte, segundo informações da autarquia vinculada ao ministério da educação.
O estado de São Paulo é o que recebeu a maior quantidade de ônibus escolar, com 399 unidades, seguido da Bahia, com 397, e o Ceará, com 302 unidades. Para o Mato Grosso do Sul foram 159 veículos, Paraná 152, Manaus 141, Minas Gerais 115 e Rio Grande do Sul 113 unidades, segundo o FNDE.
Entre os modelos entregues, a maior quantidade, com 737 unidades, são Ônibus Rural Escolar – ORE 3, com comprimento total máximo de 11.000 mm, capacidade de carga útil líquida de no mínimo 4.100 quilos, com capacidade mínima de 59 estudantes sentados, mais o condutor. Este veículo é equipado com dispositivo para três transposições de fronteira, do tipo poltrona móvel (DPM), para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida, que permita realizar o deslocamento de uma, ou mais poltronas, do salão de passageiros, do exterior do veículo, ao nível do piso interno.
Com os 6.256 veículos entregues em 2024, o FNDE completa o fornecimento de 8.656 ônibus escolares, faltando 6.664 veículos para completar a compra de 15.320 veículos previstos para este ano.
Sistema de Gestão
O FNDE informa que 4.655 municípios instalaram o Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (Sete). É um software de e-governança desenvolvido pelo Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar da Universidade Federal de Goiás (Cecate/UFG), em parceria com o FNDE, voltado a auxiliar na gestão do transporte escolar de estados, municípios e Distrito Federal, considerando suas singularidades.
O sistema é distribuído gratuitamente, sob a licença de software livre MIT, o que possibilita o compartilhamento e modificação do código por terceiros. Foi projetado com intuito de não depender de nenhum software proprietário. Desta forma, é possível utilizá-lo sem ter de licenciar programas dependentes. Possui flexibilidade suficiente para operar sem internet e não necessita de muitos dados para sua funcionalidade. Do total de equipamentos instalados, 3.733 estão em uso.
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook
Ouça o Podcast do Transporte