A Volare comercializou as primeiras unidades do modelo híbrido elétrico-etanol, lançado na Lat.Bus 2024. Segundo Sidnei Vargas, gerente-executivo da Volare, a AGM Caetano, de Goiânia, adquiriu cinco unidades do modelo, que devem ser entregues no primeiro semestre de 2026. “É claro que dependemos dos trâmites junto aos órgãos públicos, de documentação. Mas acredito que tudo estará resolvido neste período”, informou em entrevista exclusiva à Technibus durante o Evento Fretamento 2025, em Foz do Iguaçu.
O executivo conta que o modelo híbrido (etanol e elétrico a bateria), na época do lançamento, era um projeto, que havia sido recém-aprovado dentro da empresa. “Esse carro hoje está em construção e a gente vai iniciar no primeiro trimestre de 2026 os processos de homologação, CAT (Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito). Descobrimos que ele não se encaixava na legislação que hoje só permite o emplacamento de ônibus Euro 6, mas ele é um híbrido, tem motor de automóvel, que faz o carregamento das baterias, então a gente teve gastou um tempo estudando isso junto com os órgãos para definir como seria esse emplacamento. Mas está resolvido. Os veículos estão em processo de produção e a gente vai fazer a validação agora”.
Sidnei Vargas disse que alguns testes precisam ser concluídos para finalizar esse “pacote” de homologação do novo veículo. “E isso tudo está andando. E a gente deve alcançar logo no primeiro trimestre ou primeiro semestre de 2026. Já temos encomendas e muitas intenções de compra. Neste evento mesmo, recebemos clientes, que operam principalmente no agronegócio, e no fretamento das próprias usinas de etanol”.
Biometano –
Dentro da linha sustentável, o Volare GNV/biometano para fretamento e turismo recebeu o CAT em setembro. A empresa já havia lançado o urbano e agora passa a disponibilizar o modelo para esse segmento.
“Esse modelo já tem muitas intenções de compra, principalmente no agro. A partir de resíduos de cana estão sendo instaladas usinas de biometano, assim como de resíduos de aterros sanitários. Então, existe um movimento nacional em relação ao biometano. Temos a COP 30 chegando. E o governo, tanto federal quanto estaduais e municipais, estão incentivando essa tecnologia. Estamos muito otimistas. Temos já o urbano, que é o único micro com essa tecnologia, e também o escolar e agora o de fretamento”, detalhou.
No Evento Fretamento 2025, a Volare exibiu o Fly 12 que também foi lançado na Lat.Bus 2024 e cujas primeiras entregas começam a ser realizadas agora. Vargas informa que o modelo, que é um super micro, tem tido boas vendas, sendo um modelo com uma maior capacidade, porém, mais estreito do que um ônibus na categoria de 17 toneladas.
“É um carro que está pronto, na prateleira, num modelo de distribuição da Volare, que é vendido como um micro integral. Então, isso facilita bastante para os operadores. Ele consegue um contrato hoje e amanhã o ônibus pode estar rodando, pois temos pronta-entrega, o que é importante. Ele tem sido vendido para o fretamento contínuo até agora. No turismo, a gente vai entregar as primeiras unidades nesse mês em uma licitação feita no Paraná. Serão 40 carros para a secretaria da mulher e do idoso. No dia primeiro de outubro, que é o Dia do Idoso, entregaremos o Fly 12, na versão executiva e a versão com bagageiro e com sanitário, voltado para turismo”, informou.
Perspectivas
Sidnei Vargas afirmou que a empresa vai trabalhar na homologação, nas operações assistidas e junto aos clientes com esse portfólio novo – híbrido etanol-elétrico, biometano, Fly 12 e o Robust. “Lembrando que a legislação muda de região para região, de cidade para cidade. Estamos muito otimistas com essas tecnologias limpas como o biometano e o próprio etanol. Agora buscamos alcançar escala nestes produtos. Temos também a expectativa da fase 13 do Caminho da Escola, que o edital seja lançado em breve, no próximo mês. E essa será uma grande oportunidade para a indústria”.
A Volare deve fechar o ano de 2025 com cerca de quatro mil unidades produzidas. “Deve ser um número bem em linha do foi o ano passado. E 2024 foi o melhor ano da nossa história. Então, é motivo de comemoração”, informou.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.