A inteligência artificial (IA) transformando a experiência dos viajantes

A inteligência artificial foi um dos temas centrais do encontro promovido pela ClickBus; pesquisa mostra que apesar do receio, os viajantes estão abertos a receber dicas de viagem por meio de IA

Marcia Pinna

A pesquisa “IA no cotidiano do viajante brasileiro” foi apresentada durante a primeira edição do ClickBus Academy, evento de desenvolvimento de negócios da ClickBus, que ocorreu em 23 de setembro, em São Paulo. A pesquisa ouviu mais de mil passageiros que utilizam a plataforma e trouxe uma série de insights preciosos para os operadores do transporte rodoviário de passageiros.

“A pesquisa mostra que a IA já tem seu papel no setor: 46% dos entrevistados acreditam que a tecnologia pode ajudar no planejamento das viagens”, destaca Michele Xavier, diretora de marketing e growth da ClickBus. “A IA já está incorporada ao dia a dia das pessoas. Um dado interessante é que uma parcela dos clientes ouvidos pensa que a IA pode funcionar até como um companheiro de viagem”, diz Michele.

Os viajantes acreditam que a IA poderá fazer diferença na previsibilidade (atrasos, mudanças, alterações do clima e de itinerário), no atendimento mais eficiente e rápido (em problemas de cancelamento, por exemplo) e também prestando uma espécie de consultoria, sugerindo roteiros, formas de pagamento, promoções e entretenimento.

“A adoção da IA pelos passageiros se baseia em três pilares: economizar dinheiro, poupar tempo e ser confiável. Este último mostra a importância da plataforma oferecer uma tecnologia robusta. E vale ressaltar que 50% dos entrevistados acreditam que a inteligência artificial pode dar boas dicas de viagem”, diz Michele.

Apesar de muitos utilizarem a tecnologia em seu cotidiano (48% são usuários de alguma forma e 64% usaram IA para revisão ou produção de textos) e reconhecer o potencial da IA no planejamento de viagens, a pesquisa mostra também que 99% das pessoas afirmam “ter medo” da IA, principalmente de ser enganado, de não saber diferenciar o que é real do que é IA e de ter seus dados usados de forma indevida. Por outro lado, 43% confiam na inteligência artificial para ajudar na tomada de decisões.

Experiência

Caio Tozzini, diretor de produtos da ClickBus, falou sobre as estratégias de produtos digitais e dados no uso da IA. “Na visão da ClickBus, a tecnologia vai ajudar em toda a experiência do viajante e não apenas na hora de comprar as passagens. Com a IA, estamos criando a maior base de conhecimento do setor rodoviário brasileiro. O viajante pode consultar por meio do recursos de ‘perguntas frequentes’ e de uma interface conversacional”, conta.

Entre os recursos oferecidos pelo app da ClickBus, está a exibição de mais conteúdo sobre a empresa operadora. “O que o ônibus oferece em termos de conforto e serviços? É importante destacar os diferenciais da Viação escolhida, isso agrega valor à experiência do passageiro. E também fornecer detalhes do itinerário e até da rodoviária. As pessoas estão abertas a receber cada vez mais dicas da inteligência artificial”, diz Tozzini.

A IA também pode ajudar na escolha do destino, no processo de compra de passagens, dar alertas de quando é o momento mais vantajoso para fazer a compra ou até para fazer a viagem. “Desenvolvemos mais de 50 modelos de IA e usamos os nossos próprios dados, o que dá mais segurança. E os produtos white label têm o mesmo nível de segurança”, comenta o executivo.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também