Em 15 de setembro, a BYD apresentou a primeira plataforma de quilovolts do setor para ônibus elétricos, Hangzhou, na China. O evento também marcou o lançamento do C11, um novo ônibus elétrico construído sobre essa plataforma, acelerando a eletrificação do transporte rodoviário de passageiros.
A plataforma apresenta a primeira arquitetura de alta tensão de 1.000 V produzida em massa para ônibus, com sistemas de acionamento, carregamento e distribuição de energia, além de ar-condicionado, todos atualizados para 1.000 V. Ela conta com os chips de carboneto de silício de 1.500 V e o primeiro eixo de tração elétrico de 1.000 V do setor para ônibus. Combinado com um sistema de gerenciamento térmico sete em um acoplado a múltiplas fontes de calor, o consumo geral de energia do veículo pode ser reduzido em até 18%, e a faixa de temperatura de -15 °C pode ser aumentada em 50 a 80 km.
A plataforma adota a tecnologia de integração de chassis e bateria de ônibus (CTC), integrando profundamente as baterias de lâmina específicas para ônibus mais finas do setor à estrutura do chassi. O conjunto de baterias possui dez camadas de proteção e pode suportar o impacto de um caminhão pesado de 50 toneladas e mais de quatro vezes o padrão nacional de compressão, aumentando significativamente a segurança geral e a utilização do espaço do veículo.
A nova geração de arquitetura eletrônica e elétrica permite a coordenação e o controle inteligente do chassi, da tração e da carroceria. Ela apresenta novos sistemas exclusivos de controle de carroceria de ônibus de energia, como o Bus Cloud Ride A, o sistema de controle de torque inteligente Bus iTAC, o sistema de estabilidade em caso de ruptura em alta velocidade (TBC) e o sistema de assistência ao motorista com deficiência 2.0.
O recém-lançado C11, com 11 metros de comprimento, é construído sobre a plataforma e-Bus 3.0 e pode atingir uma autonomia de mais de 400 km em condições de carga total e ar-condicionado. O C11 é o primeiro a ser equipado com o Bus Cloud Ride A. Combinado com materiais ecológicos, ventilação eficiente, controle de temperatura humanizado e engenharia de redução de ruído NVH, ele busca promover um ambiente confortável. Segundo a BYD, o veículo pode se adaptar a uma variedade de ambientes operacionais, incluindo altas temperaturas, frio intenso, altitudes elevadas, áreas montanhosas, cidades e áreas rurais.
Informações: ChinaBuses.org
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