Criado em março, o programa Vai de Graça tem transformado a rotina dos finais de semana na capital federal e impulsionado o comércio local, segundo informações divulgadas pela Agência Brasília. Uma pesquisa do Instituto Fecomércio-DF revela que 96% dos lojistas perceberam aumento no movimento de clientes, refletindo diretamente nas vendas, enquanto 61,6% das pessoas afirmam que a gratuidade as incentiva a sair para lazer e compras.
A pesquisa do instituto mostrou que, entre os comerciantes, 51,2% registraram crescimento de até 10% nas vendas nos dias de gratuidade, 27,2% tiveram aumento entre 10% e 20%, e 0,5% apontou crescimento superior a 30%. Para aproveitar a movimentação, 20% adotaram promoções regulares aos domingos e feriados, enquanto 42% fizeram ofertas de forma eventual.
Pela ótica da população na pesquisa, 29% combinam lazer e compras nos dias de gratuidade, enquanto 9,4% saem principalmente para fazer compras. Antes do programa, 56% saíam apenas um domingo por mês; hoje, 45,7% passaram a sair em dois domingos e 15,1% aproveitam todos os domingos e feriados, mostrando como a gratuidade tem alterado a mobilidade urbana e incentivado momentos de lazer.
Uma análise da secretaria de economia (Seec-DF) das notas fiscais a consumidor eletrônicas (NFC-e) entre março e julho de 2024 e 2025 mostra que, após a implementação do programa, houve aumento de 5,4% na quantidade média de notas emitidas por empresa, crescimento de 8,6% no valor médio dos documentos e alta de 5,8% na arrecadação do ICMS varejista. Os dados reforçam que a circulação gratuita no transporte público, além de ampliar as oportunidades de lazer e cultura, fortalece a atividade econômica e a arrecadação do DF.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou variação de 0,26% em maio no DF. Apesar de sete dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados apresentarem alta, o resultado foi contido pela queda em alguns itens, especialmente no setor de transportes, que recuou 0,52%. A principal contribuição veio das passagens de ônibus urbano, com redução expressiva de 17,20%.
Em abril, a situação já havia sido semelhante: mesmo com altas em diferentes segmentos, o transporte público ajudou a segurar o índice, com queda de 3,36% nas tarifas de ônibus. Segundo o presidente Aparecido, a retração está diretamente ligada à política de gratuidade no transporte coletivo aos domingos e feriados.
O impacto no transporte tem sido expressivo e colabora para os números apontados pela pesquisa. Antes da medida, a média de acessos aos domingos no transporte público era de 270 mil passageiros; hoje, a marca chega a 460 mil — um crescimento de 70%, segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF). No total, já são mais de 20,4 milhões de viagens gratuitas registradas até 7 de setembro, considerando domingos, feriados e datas especiais em que o benefício foi ampliado.
Apenas no mês de março, com nove dias de gratuidade durante o Carnaval, foram quase cinco milhões de acessos, recorde do programa. A demanda se estabilizou em cerca de dois milhões de acessos por mês, com exceções em datas de grande mobilização popular, como no fim de agosto, quando um evento religioso levou o volume mensal para mais de três milhões de viagens sem tarifa.
As datas comemorativas têm mostrado a potência do programa. O maior movimento ocorreu na quinta-feira da Semana Santa (17/4), quando 1,25 milhão de pessoas circularam gratuitamente no transporte público. Também se destacaram a segunda-feira de Carnaval (3/3), com 770 mil acessos, e a véspera do Dia da Independência (6/9), com 748 mil viagens.
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