Bonde urbano digital: inovação que chega ao Brasil

Paulo Benites, presidente da TS Mobilidade e Infraestrutura, explica ao Podcast do Transporte como o sistema funciona e por que o BUD pode ser uma alternativa econômica e de rápida implementação

Márcia Pinna, com Podcast do Transporte

O Podcast do Transporte desta semana antecipa um dos temas mais esperados da Arena ANTP: o BUD — Bonde Urbano Digital — desenvolvido na China e prestes a ser testado na região metropolitana de Curitiba. O novo modal elétrico dispensa trilhos, sendo guiado por uma trilha magnética e pode operar de forma autônoma.

Paulo Benites, presidente da TS Mobilidade e Infraestrutura, explica como o sistema funciona e por que o BUD pode ser uma alternativa mais econômica e de rápida de implementação que sistemas VLT ou BRT convencionais. Ele responde às perguntas feitas por Claudio de Senna Frederico, vice-presidente da ANTP, e destaca a durabilidade de 30 anos, a experiência de viagem semelhante à de um trem e o carregamento ultrarrápido por supercapacitores. Gilson Santos, presidente da Amep, detalha a operação experimental entre Pinhais e Piraquara e revela os planos de expansão para outras cidades da região.

O BUD é guiado por ímãs enterrados no pavimento, que funcionam como trilhos digitais. A instalação é simples e permanente, sem necessidade de manutenção. O veículo é alimentado por supercapacitores, que permitem carregamento completo em apenas 12 minutos e recargas parciais em menos de dois. A autonomia atual é de 40 km, com nova geração prevista para o fim do ano.

Gilson Santos destaca que, pela primeira vez, a população das cidades da região metropolitana de Curitiba ultrapassou a da capital. Isso exige novos modais e integração entre sistemas. A AMEP já estuda a expansão do BUD para cidades como Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais, onde o VLT tradicional teria custo elevado. A prioridade é evitar soluções caras e ineficientes que se tornem obsoletas em poucos anos.

Integração regional e indústria nacional

Adamo Bazani, editor do Diário do Transporte, reforça a importância da articulação entre municípios para garantir conexões eficientes entre sistemas de alta capacidade e transportes locais. Claudio Frederico lembra que licitações podem fortalecer a indústria nacional, como já ocorreu com o metrô de São Paulo. A analista da NTU, Ana Carolina Thomaz, defende modelos de governança compartilhada para viabilizar redes metropolitanas integradas.

Mercado de ônibus: exportações sustentam produção

Marcia Pinna, da revista Technibus, traz os números da Fabus: a produção de ônibus cresceu quase 5% entre janeiro e agosto, impulsionada pelas exportações para Argentina, Peru e Chile. Ruben Bisi, presidente da entidade, prevê um fechamento de ano entre estabilidade e leve alta, mas alerta para os efeitos dos juros altos e do tarifaço sobre o mercado interno.

Editorial – Dia sem carro: gesto ou política?

Alexandre Pelegi reflete sobre o Dia Mundial Sem Carro, celebrado na próxima semana. Em Londres, medidas como o pedágio urbano e a taxa contra veículos poluentes seguem mesmo em dias de greve. Já em São Paulo, o rodízio é suspenso. O contraste revela a falta de consistência nas políticas de mobilidade. Sem firmeza, a intenção se perde e o gesto não se consolida.

Abrati e o reconhecimento da qualidade

Cinco empresas associadas da Abrati estão entre as finalistas do Prêmio Reclame Aqui 2025: Cometa, Águia Branca, Gontijo, Guanabara e Expresso União. A premiação reconhece excelência no atendimento e pós-venda. A presença das associadas reforça o compromisso do transporte rodoviário com confiança, acessibilidade e cuidado com o passageiro.

🎧 Informação com análise é no Podcast do Transporte. Episódio novo toda quarta-feira pelo Spotify (ouça aqui) ou no seu agregador favorito.
📺 Veja os cortes no YouTube.
📌 Produção:Diário do Transporte, Technibus/OTM Editora e ANTP.
Patrocínio: Arena ANTP e Abrati. Apoio: Mercedes-Benz Ônibus, Transdata e Prodata Mobility Brasil.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também