CEO da Motiva confirma até R$ 190 bilhões de investimentos em novas concessões

O Podcast do Transporte ouviu Miguel Setas, CEO da Motiva — ex-CCR — sobre a mudança de marca, perspectivas de investimento e ambiente regulatório

Márcia Pinna, com Podcast do Transporte

Miguel Setas, CEO da Motiva, falou ao Podcast do Transporte sobre recuperação de passageiros perdidos durante a Covid e sobre cultura e formação como forma de qualificar a experiência de quem está nos vagões das concessões da empresa. E também da necessidade de uma comunicação humanizada para chegar mais diretamente ao cliente.

🚉 CCR agora é Motiva: nova marca, nova missão


A mudança de nome marca o reposicionamento estratégico da empresa, que deixou de ter foco apenas em rodovias abrindo para a mobilidade urbana, com VLTs, metrô e também aeroportos. Miguel Setas diz que a Motiva quer ser reconhecida por gerar movimento e motivação, com foco nas pessoas e não só na engenharia. São 70 milhões de clientes e 17 mil colaboradores diretos, além de milhares de parceiros.

📈 Investimentos recordes, mas ainda insuficientes


O Brasil deve investir R$ 278 bilhões em infraestrutura em 2025, superando os picos de 2014. Setas comemora, mas lembra que ainda é só metade do necessário para o país. A Motiva projeta R$ 190 bilhões em oportunidades próximas de concessões e PPPs em rodovias e mobilidade urbana, com olhar para São Paulo, Brasília e Recife.

🚇 Passageiros voltando aos trilhos


Miguel Setas informou que os modais da Motiva precisam de 5% a 10% de passageiros para  recuperar o volume pré-pandemia, enquanto a média nacional, medida pela NTU para os ônibus urbanos, está entre 10% e 15%. Crescimentos acima do PIB em linhas como 4-amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda mostram retomada acelerada.

🎨 Cultura e capacitação no transporte


A Motiva firmou parceria com a Fundação Roberto Marinho para oferecer mais de 40 cursos profissionalizantes via celular durante o trajeto. Além disso, leva exposições de arte para as estações, como Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake e Portinari, ressignificando o tempo de viagem com estímulo à educação e cultura.

🗣️ Comunicação mais humana e moderna


Setas defende uma comunicação menos técnica e mais voltada ao ser humano. A percepção do transporte público precisa ser transformada com narrativas que valorizem o passageiro e o impacto social da mobilidade. Uma tarefa tanto do setor público como do privado.

⚖️ Vale-transporte e alimentação sob risco de tributação


Adamo Bazani, editor-chefe do Diário do Transporte, analisa o julgamento no STF que pode tornar obrigatória a cobrança de contribuição previdenciária sobre benefícios como vale-transporte e vale-refeição. Especialistas alertam para aumento da carga tributária, perda de competitividade e risco de informalidade. A advogada Patrícia Avamileno classifica a medida como um dos maiores absurdos já vistos no setor.

🚌 Grupo JCA investe em atendimento físico nas rodoviárias

Márcia Pinna, editora da Technibus, destaca o novo espaço de venda do Grupo JCA na rodoviária do Tietê, em São Paulo, com investimento de R$ 1,8 milhão. Mesmo com o crescimento do e-commerce, 50% das passagens da rota Rio-SP ainda são vendidas presencialmente. A empresa planeja expandir a requalificação para Campinas e São José do Rio Preto, além de renovar a frota com 560 novos ônibus até março de 2026.

Quando Parceria Público e Privado dá certo no transporte de passageiros

Nosso apresentador e editor Alexandre Pelegi reflete sobre as condições para que parcerias entre poder público e iniciativa privada deem certo nos vários modais. O contrato, segundo ele, é só o começo. É preciso ter um modelo equilibrado, transparente e voltado para os interesses finais do passageiro. Regras claras, divisão justa de responsabilidades, sustentação econômica. E no final, uma viagem mais rápida, confortável, com qualidade.

🎤 Arena ANTP 2025: expectativa de público recorde


Marcelo Fontana, da OTM Editora organizador do Evento Arena ANTP, revela que 80% da programação já está definida e mais de 500 inscritos confirmados. Com cinco auditórios e presença de patrocinadores como o BNDES, a expectativa é superar os quatro mil visitantes únicos. O evento acontece de 28 a 30 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Inscrições abertas em arenaantp.com.br 

🎧 Informação com análise é no Podcast do Transporte. Episódio novo toda quarta-feira pelo Spotify (ouça aqui) ou no seu agregador favorito. Acompanhe pelo Linkedin, Instagram e Facebook @podcastdotransporte.

📌 Um produto do Diário do Transporte, Technibus/OTM Editora e ANTP. Produção: Toda Onda

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também