Alexandre Pelegi, do Diário do Transporte
A Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), fundada em 1977, tem sido um ator-chave na construção de um sistema de mobilidade urbana mais moderno, eficiente, sustentável e acessível para todos. Atuando como um espaço de discussão, troca de experiências e defesa dos interesses do setor, a ANTP – uma entidade civil sem fins lucrativos – desenvolve e difunde conhecimento sobre cidades e mobilidade através de diversos canais, como sua Biblioteca, a Revista dos Transportes Públicos (RTP), Cadernos Técnicos, o vídeocast CaféANTP, o Podcast do Transporte e o Arena ANTP – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, além de sua participação executiva em Fóruns de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana.
Agora, a entidade lança uma nova e importante fonte de informação para o setor: o Portal de Boas Práticas em Mobilidade Urbana. O portal foi lançado nesta quarta-feira, 13 de agosto de 2025, em Brasília, durante a Reunião Extraordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana. Trata-se de uma coleção de experiências no âmbito da mobilidade urbana que buscam atender aos princípios, diretrizes e objetivos da Política Nacional de Mobilidade Urbana, estabelecida pela Lei 12.587/2012. O propósito principal da ANTP ao criar o portal é permitir que boas práticas sejam conhecidas e replicadas em outros lugares e circunstâncias, beneficiando o transporte urbano de qualidade, a segurança no trânsito e a qualidade de vida urbana.
A plataforma também pode publicar outras experiências que possam aperfeiçoar futuras leis nacionais ou ajudar a normatizar inovações. O portal online permite a consulta direta, rápida, ampla e abrangente do que se realizou e se realiza no país, seja por órgãos da administração pública, pela iniciativa privada ou por organizações não governamentais. A arquitetura do portal foi feita para que o acervo possa ser folheado de maneira amigável.
O que define uma Boa Prática?
No contexto do portal, uma boa prática é uma intervenção, inovação, método ou abordagem que produziu resultados positivos e desejados. É importante ressaltar que não são teorias, mas sim ideias que foram colocadas em prática, bem documentadas e que comprovam ser eficazes, confiáveis e com bons resultados. Isso pode incluir o aumento da eficiência, a melhoria da qualidade, a maior satisfação do cliente/usuário ou outros impactos positivos. Uma característica fundamental é o potencial de ser reproduzida em outras localidades.
O portal serve como uma plataforma digital para coletar e expandir continuamente um repositório de boas práticas, recebendo contribuições de entidades públicas e privadas, tanto nacionais quanto internacionais. A equipe técnica da ANTP é responsável por publicar e supervisionar a validação das experiências com base em critérios como autenticidade, adesão à política, relevância e clareza. O conteúdo do portal é orientado por princípios como acessibilidade universal, desenvolvimento urbano e mobilidade sustentáveis, equidade no acesso ao transporte público e ao espaço urbano, redução da desigualdade, gestão democrática e segurança. Cada prática disponibilizada no portal inclui descrições detalhadas, imagens, vídeos e links de referência para mais informações.
Categorias e exemplos de Boas Práticas destacadas
Para facilitar a organização e consulta, as experiências são categorizadas em diversos campos. O portal já conta com uma vasta gama de casos que ilustram a diversidade e o impacto das boas práticas, incluindo:
* Ciclomobilidade: Esta categoria aborda iniciativas que promovem o uso da bicicleta como meio de transporte acessível, sustentável e saudável. Exemplos incluem a “Bicicleta Compartilhada Integrada ao Transporte Público – Fortaleza (CE)” e o programa “Vermelhinhas: Bicicletas Compartilhadas Gratuitas e Integradas Maricá (RJ)“.
* Transporte Público por Ônibus: Focada em soluções que oferecem flexibilidade de rotas, reduzem o trânsito e a poluição, e promovem uma mobilidade econômica e sustentável, gerando oportunidades para todas as pessoas. Casos como a “Garagem da Rouxinol – Belo Horizonte (MG)“, o “Prime – Programa de Incentivo ao Motorista Eficaz – HP Transportes Goiânia (GO)” e o “Carregamento de Ônibus Via BESS – A2 Transportes (SP)” demonstram melhorias na operação e gestão. O programa “Eletricificação da Frota – Auto Bless (SP)” também se destaca nesta categoria, focando em redução do consumo de energia e priorizando fontes de propulsão renováveis. O “BRT Salvador (BA)” também se destaca como uma importante infraestrutura.
* Sistema Inteligente de Transporte (ITS): Utiliza a tecnologia para aprimorar a conexão do transporte público às necessidades da população, buscando maior eficiência, segurança, transparência e sustentabilidade. A “Nova Bilhetagem – RMTC Goiânia (GO)” é um exemplo de como a tecnologia pode otimizar a experiência do usuário.
* Diversidade, Raça e Gênero: O transporte público como ferramenta de inclusão, proporcionando segurança e equidade no acesso a serviços, equipamentos sociais e oportunidades. Iniciativas como “Jovens Mulheres Aprendizes – MetrôRio” e “Parada Segura – Desembaque de Mulheres em Linhas Noturnas” mostram o compromisso com a inclusão de todos os usuários.
* Intervenções Urbanísticas: Ações que transformam o espaço urbano, de forma momentânea ou permanente, por meio de intervenções físicas, artísticas ou culturais, com foco na dimensão humana, com a finalidade de alterar a percepção e o uso do espaço público. O “Parklets e Projeto Ruas SP – São Paulo (SP)” e “Ruas para Crianças no Bairro Jordão/Recife (PE)” são exemplos de como o urbanismo pode melhorar a qualidade de vida.
* Outras categorias importantes incluem Governança e Transparência, Pedestres e Acessibilidade, Sustentabilidade Ambiental, Trânsito, e Transporte Aquaviário e Transporte Público Sobre Trilhos.
Colabore com o Portal
A ANTP convida empresas e entidades a fazerem parte desta história, enviando suas próprias experiências de boas práticas para avaliação. As descrições detalhadas das iniciativas, acompanhadas de fotos e referências online, podem ser enviadas para o e-mail [email protected] ou via WhatsApp no número (11) 3253 – 8095. A contribuição de todos é fundamental para fortalecer o setor e impulsionar a inovação na mobilidade urbana brasileira.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.