Walter Barbosa, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços ônibus da Mercedes-Benz do Brasil: “O Brasil hoje é o terceiro maior mercado mundial de ônibus e fechou o último ano com o melhor resultado em emplacamentos desde a pandemia”

“No primeiro semestre de 2025, foram emplacados 3.218 ônibus urbanos Mercedes-Benz no país, o que nos dá 74% de market share e representa 21% de aumento nos emplacamentos em relação ao mesmo período de 2024”, informa Barbosa.

Sonia Moraes

TECHNIBUS – O que a Mercedes-Benz espera para o mercado de ônibus urbanos em 2025?

Walter Barbosa – A nossa expectativa é de otimismo. Mesmo considerando os desafios como a alta dos juros (Selic 15%), o governo federal vem implementando programas para acelerar a renovação da frota de ônibus urbanos. No primeiro semestre de 2025, foram emplacados 3.218 ônibus urbanos Mercedes-Benz no país, o que nos dá 74% de market share e representa 21% de aumento nos emplacamentos em relação ao mesmo período de 2024.

TECHNIBUS – O mercado de ônibus urbanos conseguirá fechar o ano com bom desempenho, mesmo com a redução de compras de ônibus a diesel da cidade de São Paulo, que busca renovar a frota com veículos elétricos?

Walter Barbosa – O Brasil hoje é o terceiro maior mercado mundial de ônibus e fechou o último ano com o melhor resultado em emplacamentos desde a pandemia, demonstrando o potencial e a relevância do setor. São Paulo é um mercado muito importante para a Mercedes-Benz, estamos colaborando da melhor forma possível para as renovações retomarem para a normalidade de 10% da frota ao ano. Na Mercedes-Benz, acreditamos num portfólio diversificado e em tecnologias que oferecem soluções sustentáveis para atender as diferentes realidades e necessidades do nosso país.

TECHNIBUS – O programa de renovação da frota de ônibus urbanos tende a se intensificar neste ano, com os incentivos do governo federal?

Walter Barbosa – Esperamos que sim, porque programas como o PAC Mobilidade, o Fundo Clima e o Refrota são muito importantes para incentivar e apoiar as empresas operadoras na renovação de frotas de ônibus urbanos.

TECHNIBUS – Como está a adequação das frotas de ônibus urbanos nas cidades que ainda não recuperaram o número de passageiros?

Walter Barbosa – A adequação das frotas nas cidades que ainda não recuperaram plenamente o número de passageiros envolve um conjunto de ações estratégicas. Para atrair e manter os usuários, é fundamental contar com uma frota moderna, confortável — com ar-condicionado, por exemplo — e ofereça flexibilidade de horários. Além disso, a tarifa precisa ser ajustada de maneira equilibrada, o que depende de um diálogo e acordos efetivos entre o poder público e os empresários do setor. Somente com essa cooperação é possível viabilizar um transporte público atrativo e sustentável, capaz de recuperar a confiança dos passageiros. Paralelamente, a adoção de tecnologias para gestão eficiente das frotas também contribui para adequar a oferta à demanda real.

TECHNIBUS – Os operadores estão mesclando suas frotas com ônibus menores?

Walter Barbosa – Sim, muitos operadores adotam uma estratégia de mesclar suas frotas, incluindo ônibus menores para atender rotas com menor demanda ou horários fora de pico. Essa prática permite uma operação mais eficiente, reduzindo custos e evitando veículos subutilizados. Os ônibus menores também são uma alternativa interessante para acessar áreas com restrições de circulação ou ruas estreitas, ampliando a cobertura do transporte público. A flexibilidade proporcionada por essa mescla contribui para melhorar a qualidade do serviço e adequar a oferta à realidade de cada região.

TECHNIBUS – Qual ônibus urbano a Mercedes-Benz vai expor no evento da NTU?

Walter Barbosa – Em alinhamento com o foco do evento, “Rotas para um transporte público mais sustentável”, a Mercedes-Benz irá expor o seu ônibus elétrico eO500U.Esse veículo elétrico reforça o compromisso da marca em oferecer uma solução sustentável para a mobilidade urbana. Trata-se de um produto focado na eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo.Durante o evento, nossa equipe também destacará as soluções oferecidas ao transporte coletivo urbano por nossa linha de chassis de ônibus a diesel com tecnologia BlueTec 6, que reduz as emissões de poluentes como Óxidos de Nitrogênio e Material Particulado.

Ainda no evento, iremos abordar o FleetBus, exclusivo sistema de telemetria e conectividade da marca desenvolvido para gestão de frotas de ônibus. Este serviço permite ampla diversidade de análises de desempenho dos ônibus e de manutenções preventivas e preditivas, diminuindo o risco de paradas não programadas.

TECHNIBUS – Qual a representatividade deste evento para a Mercedes-Benz?

Walter Barbosa – O Seminário Nacional NTU é muito relevante ao promover debates de ideias e propor ações efetivas sobre temas fundamentais para o desenvolvimento do transporte coletivo urbano no País. O tema deste ano demonstra a sintonia da NTU com as tendências locais e globais da mobilidade sustentável e seus desafios e oportunidades.

O evento, portanto, é uma excelente oportunidade para compartilharmos conhecimento e experiência, numa cooperação mútua essencial para consolidar as soluções sustentáveis no transporte coletivo urbano, trazendo benefícios para os usuários, os operadores, o meio ambiente e a sociedade com um todo.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também