Mais.Mobi: a nova empresa de mobilidade urbana do Brasil

O Riocard Mais é um produto dentro do portfólio administrado pela Mais.Mobi, que conta ainda com Tarifa Solidária (Saquarema), Mumbuca (Maricá), Cartão Macaé e Partiu (Nova Friburgo)

Sonia Moraes

A Mais.Mobi é a nova empresa de tecnologia especializada em mobilidade urbana lançada durante o Seminário Nacional NTU 2025. A organização surge com o propósito de repensar os setores de transporte e tecnologia para antecipar o futuro que as cidades e as pessoas desejam.

A nova empresa chega ao mercado com uma plataforma que pode oferecer soluções customizáveis e escaláveis ou mesmo de ponta a ponta, com atuação voltada para todo o país.  O objetivo é desenvolver soluções de pagamentos para o transporte urbano de acordo com a realidade de cada município, apostando na tecnologia para resolver problemas reais de mobilidade, com segurança, transparência e suporte técnico contínuo.

“Mais que tecnologia, a empresa entrega inteligência aplicada, com foco na melhoria da experiência do passageiro e na eficiência operacional do transporte público”, afirma Cassiano Rusycki, diretor da Mais.Mobi.

Outra estratégia com a criação da Mais.Mobi é de separar empresa e produto. Assim, o Riocard Mais segue como o cartão de bilhetagem eletrônica para os clientes do Rio de Janeiro e região metropolitana. Ele é um produto dentro do portfólio administrado pela Mais.Mobi, que conta ainda com Tarifa Solidária (Saquarema), Mumbuca (Maricá), Cartão Macaé e Partiu (Nova Friburgo).

Com atuação ancorada em solução de pagamento para mobilidade sobre quatro pilares estratégicos — atendimento, gestão, fidelização e meio de pagamento —, a nova companhia passa a gerir o sistema de bilhetagem eletrônica do estado do Rio de Janeiro, além de cidades como Macaé, Saquarema e Maricá, e o Consórcio Mais Friburgo, com o Riocard Mais e o cartão Macaé. Além do sistema de bilhetagem de Campos dos Goytacazes, que entrará em operação ainda em 2025.

“Assumiremos o legado da bilhetagem eletrônica do estado do Rio de Janeiro e temos uma base sólida de conhecimento de mercado, inovação e compromisso com a qualidade. Com isso, posicionamos a Mais.Mobi como uma empresa preparada para liderar além da tecnologia do setor de mobilidade urbana. Somos capazes de propor soluções eficientes e customizadas, de rápida implantação”, afirma Rusycki.

Segundo Rusycki, a Mais.Mobi nasce com uma robusta experiência, com capacidade operacional para transacionar dois bilhões de viagens por ano, administrar mais de nove milhões de cartões e uma base de um milhão de associados no clube de descontos exclusivo para passageiros do transporte público. “A empresa acredita no poder da integração — de sistemas, parceiros e pessoas — para transformar o transporte público, evoluir as cidades e melhorar a vida das pessoas.”

Também fica sob gestão da Mais.Mobi a área de negócios. Considerada modular e escalável, abrange os casos da tecnologia de controle antifraude, do pagamento por QR Code, do aplicativo para o transporte público e do clube de descontos com mais de 40 empresas parceiras. “Oferecê-los de maneira separada é uma opção viável”, explica André Nolte, diretor financeiro da empresa.

“A proposta é adequar as soluções sob medida para a realidade de cada município. Usamos a tecnologia para resolver problemas reais de mobilidade, com segurança, transparência e suporte técnico contínuo. Conseguimos integrar outros sistemas com nossos produtos já validados pelo mercado, como é o caso do atendimento por chatbot, que pode ser plugado a uma operação a qualquer momento ou mesmo ser considerado em fase inicial de projeto”, diz Nolte.

A nova companhia informa ainda que passa a controlar a We Benefícios, plataforma especializada na venda de vale-transporte, vale-refeição, entre outros.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.
 

Veja também