A Motiva registrou crescimento de 234,9% no lucro líquido no segundo trimestre de 2025 na comparação com igual período do ano passado, alcançando o valor de R$ 897,2 milhões. Segundo a companhia, “o resultado financeiro reflete o desempenho operacional de suas plataformas de rodovias, trilhos e aeroportos, os ganhos de eficiência na agenda de custos e os impactos positivos da otimização do seu portfólio de concessões, com a fim da operação de Barcas e a repactuação do contrato da BR-163, em Mato Grosso do Sul.”
No mesmo período de comparação, a receita líquida da Motiva alcançou R$ 3,56 bilhões, um crescimento de 2,2%, impactado positivamente pela movimentação nas três plataformas de atuação e pela evolução das receitas complementares. O Ebitda Ajustado teve alta de 4,2%, para R$ 2,09 bilhões, com evolução de 1,2 ponto percentual na margem Ebitda ajustada, de 57,6% para 58,8%.
“Este trimestre marca o início de um novo ciclo já sob a marca Motiva, agora em nossa nova sede em São Paulo. Seguimos comprometidos com a excelência na execução e com a criação de valor sustentável para todos os nossos stakeholders. O segundo trimestre de 2025 foi marcado por avanços concretos nessa direção. Seguimos acelerando os investimentos, sustentados por uma rigorosa alocação de capital, elevada disciplina financeira e uma gestão operacional eficiente, ao mesmo em que avançamos na digitalização e na descarbonização das nossas operações”, afirma o CEO da Motiva, Miguel Setas.
O resultado do segundo trimestre de 2025 captura integralmente o impacto positivo do fim da operação de Barcas, no Rio de Janeiro, um ativo detrator nos resultados da companhia, e incorpora os primeiros efeitos da melhoria contratual da BR-163/MS. Além disso, no último dia 28 de junho, teve início da arrecadação em cinco praças de pedágio da concessionária PRVias (antigo Lote 3 do Paraná), cujo contrato foi assinado em 14 de abril.
A Motiva encerrou o primeiro semestre de 2025 com a relação Opex (Caixa)/Receita Líquida ajustado de 38%. O resultado sinaliza a possibilidade de a companhia antecipar em um ano, de 2026 para 2025, o cumprimento deste compromisso anunciado durante o Investor Day de 2024. A relação Opex (Caixa) / Receita Líquida Ajustado é uma das metas estabelecidas na Ambição 2035, a visão de longo prazo da Motiva para os seus negócios.
Com a otimização contratual da BR-163 (antiga MSVia), foi constituído um ativo fiscal diferido na concessão, o que teve um impacto positivo de R$ 480 milhões no resultado, impulsionando o lucro líquido do segundo trimestre de 2025. Excluindo os efeitos não-recorrentes em 2024 e 2025, o lucro líquido ajustado foi de R$ 398 milhões.
Em relação ao endividamento, a Motiva encerrou junho de 2025 com uma alavancagem ajustada de 3,7 vezes, refletindo as captações realizadas neste primeiro semestre para fazer frente às obrigações contratuais da PRVias e Sorocabana (SP).
Desempenho operacional
A plataforma de Rodovias, excluindo as novas concessões PRVias e a Sorocabana e a encerrada ViaOeste, teve uma alta de 3,4% no período, para 237,5 milhões de veículos, impactada positivamente pela recuperação do fluxo de veículo nas vias do Sul do país – contabilizando todos os ativos, houve uma queda de 14,2% no período.
Em aeroportos, o crescimento no número de passageiros foi de 10% entre os trimestres, para 10,44 milhões de clientes. Os destaques no período foram o crescimento de 17,5% no tráfego em Curaçao, de 11,7% no terminal internacional de Confins (MG), de 8,1% nos aeroportos do Bloco Sul e de 16% nos do Bloco Central. Nas operações brasileiras, a forte expansão reflete o aumento na ocupação dos voos e a maior oferta de assentos.
Em trilhos, em bases comparáveis com a exclusão da operação de Barcas, a variação ficou estável, com ligeiro aumento de 0,5%, para 188,86 milhões de clientes transportados – com todos os ativos, houve pequena redução de 1,2%. A movimentação do segundo trimestre foi positivamente impactada pela maior taxa de ocupação em escritórios nas regiões atendidas pela ViaQuatro (Linha 4 – Amarela) e ViaMobilidade – Linhas 8 & 9 e pela contínua expansão da demanda após a inauguração do Terminal Intermodal Gentileza (TLG), beneficiando o VLT Carioca. Estes efeitos foram parcialmente compensados pelos feriados em abril e junho.
Evolução dos investimentos e aditivos
Os investimentos da Motiva no segundo trimestre de 2025 totalizaram R$ 1,78 bilhão, 9,2% acima de igual período do ano passado e um crescimento de 31% ante o primeiro trimestre de 2025. Entre os principais projetos, destacam-se o avanço das obras na Serra das Araras (RioSP), que atingiram 25% do cronograma, os trabalhos para a duplicação da BR-101 (ViaSul), a manutenção da AutoBAn e a continuidade das reformas das estações e das melhorias de sistemas nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, em São Paulo.
Na agenda regulatória, a Motiva celebrou, no dia 29 de maio, com o governo de São Paulo um aditivo contratual para implantação do sistema de sinalização ETCS nas Linhas 8&9., com o valor de R$ 1 bilhão.A companhia também celebrou aditivo contratual com governo de São Paulo que estendeu em 73 dias o contrato da concessionária, em reconhecimento a obras realizadas para a implantação da faixa de segurança (refúgio) em trechos da Rodovia SP-270. Em 17 de junho, foi assinado um aditivo entre a BH Airport, que administra o Aeroporto de Confins, e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), com o objetivo de reprogramar o calendário de pagamento das contribuições fixas da concessão.
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