SMGO é o “maior projeto de ITS do mundo”, diz CEO da Clever

Nesta semana, o Podcast do Transporte traz entrevista uma exclusiva com Mauricio Corte Biazotto sobre o Sistema de Monitoramento e Gestão Operacional do Transporte Público de São Paulo (SMGO)

Marcia Pinna

Com Podcast do Transporte

O CEO da Clever Devices, Mauricio Corte, detalha a complexidade do SMGO, que atende uma operação de 14 mil veículos em São Paulo, superando sistemas similares em outras grandes cidades. “Enquanto cidade é a maior operação hoje de ITS no mundo, supera todos os outros lugares”, afirma. Cortes explica que o projeto traz uma complexidade única porque São Paulo não possui estrutura de vias segregadas para o transporte público, criando uma “briga de espaço” na qual ônibus que transportam 60 a 70 pessoas competem com carros que levam no máximo cinco pessoas. 

O executivo revela que houve momentos de “sentar e chorar” durante o desenvolvimento, ao descobrir a complexidade dos dados históricos da SPTrans. Informações e aplicações foram acrescentadas historicamente montando um “lego” que exigiu muito trabalho para limpeza e adequação ao novo sistema. Mas Cortes garante  que todas as dificuldades foram superadas e que está otimista quanto aos prazos de entrega das várias fases do SMGO.

O SMGO promete revolucionar a gestão do transporte público paulistano com funcionalidades que vão desde o planejamento até o controle operacional em tempo real. Corte destaca a capacidade disruptiva do sistema: quando há um bloqueio na via, como um caminhão parado no meio da rua, o operador pode criar desvios instantaneamente, e “no momento que ele der um enter” motorista e usuários recebem informação imediata nos aplicativos.

Maurício Corte, presidente do Consórcio Clever (Foto: Esdras Barreto)

Licitação de 10 anos finalmente sai do papel com visão de futuro

Sobre as polêmicas que envolveram a licitação, que se arrastou desde 2015, Cortes explica que o edital foi desenhado com “uma visão de futuro bem ampla”, permitindo que a ferramenta trouxesse as tecnologias do momento atual. Ele exemplificou com os ônibus elétricos, que não eram realidade dez anos atrás e foram incluídos SMGO, com suas novas exigências. O mesmo vai acontecer no momento da troca por hidrogênio, que Cortes prevê para os próximos cinco anos, através de manutenções evolutivas previstas no contrato.

Questionado sobre como o sistema poderia ajudar no combate à atual onda de vandalismo, Maurício Cortes revela que está sendo trabalhada uma integração com o SmartSampa, rede municipal de câmeras de segurança.  A ligação entre os sistemas permitirá que, em uma ocorrência dentro do ônibus, o motorista poderá acionar um botão que abre as imagens para o centro de controle. 

Vandalismo ultrapassa mil casos e polícia reavalia possíveis causas

Adamo Bazani, editor-chefe do Diário do Transporte, atualiza que já são mais de mil ataques a ônibus desde 12 de junho, sendo cerca de 550 somente na capital paulista. Ele conta que a polícia apresentou um suspeito preso que confessou ter feito mais dez atentados a pedrada. Ele é funcionário público e alegou motivações políticas, que não convenceram. A linha da disputa envolvendo empresas de ônibus ganha força.  

Brasil e Chile lideram digitalização do transporte rodoviário na América Latina

Márcia Pinna, editora da Technibus, apresenta dados do relatório da ReserHub sobre o panorama digital do transporte rodoviário na América Latina. Brasil e Chile se destacam no uso da tecnologia.  O Brasil é líder em vendas on-line, embora enfrente desigualdades regionais: em São Paulo e Rio de Janeiro as compras on-line ultrapassam 65%, enquanto em estados como Maranhão e Pará correspondem a menos de 40%. O estudo revela que 65% das transações on-line são feitas por smartphones e que cerca de 60% dos passageiros da região preferem comprar passagens online, indicando grande potencial de crescimento.

ANTP assina convênio com Paraguai para modernização tarifária

A Associação Nacional de Transportes Públicos firmou convênio com o Ministério de Obras Públicas do Paraguai para adaptar à realidade da Grande Assunção a metodologia brasileira de cálculo de custos do transporte por ônibus. O superintendente da ANTP, Luis Carlos Néspoli, destacou a importância da transparência tarifária e da cooperação regional. A ministra paraguaia Claudia Centurión conduz um processo de modernização que pretende separar a propriedade dos ônibus (estatal) da operação (empresas privadas selecionadas por critérios técnicos).

Perda de passageiro de ônibus é novidade há 40 anos, mostra artigo da ANTP 

O jornalista especializado e nosso apresentador Alexandre Pelegi, conta sobre um artigo publicado em 1979 na revista da ANTP pelo consultor Maurício Cadaval. Lá já estão indicadas as causas da perda de passageiros dos ônibus urbanos, que hoje preocupa tanto o mercado e a academia. Neste museu de grandes novidades, Pelegi repete os remédios para a solução destes problemas: planejamento, investimento e prioridade real para o transporte coletivo.

Informação com análise é no Podcast do Transporte.  Episódio novo toda quarta-feira pelo Spotify (https://podcastdotransporte.com.br/#ouvir) ou no seu agregador predileto.  Ou visite a gente no www.podcastdotransporte.com.br Os cortes também ficam disponíveis no https://www.youtube.com/@Podcastdotransporte. O Podcast do Transporte é um produto do Diário do Transporte em parceria com a Technibus/OTM Editora e a ANTP

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também