Prazo para preenchimento da Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana vai até 18 de agosto

Realizada anualmente pelo ministério das cidades, o levantamento reúne dados sobre o transporte público em municípios com mais de 250 mil habitantes

Redação

A Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana (Pemob) nasceu do desejo de entender os caminhos que milhões de brasileiros percorrem todos os dias. Realizada anualmente pelo ministério das cidades, ela reúne dados sobre o transporte público em municípios com mais de 250 mil habitantes. Em 2025, o prazo para que gestores públicos preencham o cadastro on-line da Pemob vai até o dia 18 de agosto.

“O levantamento é uma ferramenta essencial de monitoramento e avaliação, que contribui diretamente para aprimorar as políticas públicas de mobilidade no país. Os dados locais e regionais são fundamentais para definir a política tarifária, planejar a infraestrutura, orientar a gestão e melhorar a qualidade dos serviços. Tudo isso com o objetivo de garantir uma mobilidade urbana mais acessível, sustentável, segura e eficiente para a população brasileira”, destacou a diretora substituta de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano do Ministério das Cidades, Danielle Holanda.

O principal objetivo da Pemob é traçar um panorama detalhado da mobilidade nas grandes cidades. A pesquisa coleta informações sobre oferta, demanda, tarifas, integrações e financiamento do transporte público. Os dados servem de base para o planejamento e a avaliação de políticas públicas. A partir de 2019, a pesquisa também passou a incluir o transporte intermunicipal nas regiões metropolitanas.

Além de reunir informações estratégicas, a Pemob contribui para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana (SIMU). A plataforma oferece dados organizados e visualizações rápidas sobre o setor, facilitando o acesso à informação e o apoio a gestores públicos.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também