A Pássaro Verde passou a aceitar o embarque de pets de pequeno porte acompanhados de seus tutores. A medida está em vigor desde o último dia 27, quando o governo do Minas Gerais publicou no Diário Oficial de Minas Gerais, o regulamento para transporte de cães e gatos domésticos nos ônibus. A liberação vale apenas para trajetos intermunicipais.
Segundo o gerente de unidade da empresa, Breno Fonseca, entre as principais exigências para as viagens, estão o uso obrigatório de caixas de transporte resistentes, ventiladas e compatíveis com o tamanho do animal, nas quais ele tenha espaço suficiente para se levantar, virar e se deitar com conforto, e que impeçam o contato com outros passageiros. Também é necessária a compra de passagem para os bichinhos.
“O tutor deverá portar atestado de saúde emitido por médico veterinário registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária, com validade de até 30 dias antes da data da viagem, comprovando que o pet está em boas condições de saúde”, explica, acrescentando que a regulamentação se aplica a veículos rodoviários nas categorias convencional e executivo.
Ainda de acordo com Fonseca, cães e gatos só são autorizados a embarcar se estiverem limpos além de não poderem representar riscos à segurança dos demais usuários. “É permitido o transporte de até dois animais domésticos de pequeno porte por viagem no sistema intermunicipal, seguindo a ordem de reserva”, completa. Cães-guia e outros animais amparados por legislação específica seguem regras próprias. “A liberação é de extrema importância para viabilizarmos viagens ainda mais inclusivas às famílias. Isso sem falar que os pets, hoje, têm papel importante nas configurações familiares e é impossível negar que movimentam um mercado que cresce substancialmente”, destaca Breno.
O mercado dos pets movimentou R$ 68,7 milhões em 2023, crescimento de 14% em relação ao ano anterior, indica o Instituto Pet Brasil, que reúne diversas empresas de produtos para animais. Ainda de acordo com a entidade estatística, os brasileiros têm, atualmente, cerca de 160 milhões de pets, a maioria cachorros (62 milhões) e gatos (30 milhões). O número faz do país o terceiro com a maior população de animais de estimação do mundo, superada apenas pela China e pelos Estados Unidos. Além disso, os cães e gatos ultrapassam, e muito, a população de crianças menores de 14 anos em solo brasileiro, que é de cerca de 40 milhões.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.