Os Corredores Verdes de Transporte propostos pela prefeitura de São Paulo são aprovados pelos especialistas que ouvidos pelo Podcast do Transporte. A proposta prevê uso dos corredores exclusivamente por ônibus elétricos ou movidos a gás biometano, além de pontos protegidos e “metronizados”, painéis com informação on-line, jardim de chuva e áreas permeáveis. Porém, Olímpio Álvares, da ANTP, e o médico Paulo Saldiva, da USP, fazem ressalvas em relação à quantidade e à continuidade do trabalho.
“Gol de placa”
O especialista escreveu um artigo elogioso no Diário do Transporte, realçando a adequação da iniciativa à era do desenvolvimento sustentável. Mas chama a atenção para a necessidade de não ficar apenas em uma ou duas destas obras, destacando que “São Paulo precisa de 20 ou 30 corredores”. Álvares afirma que a denominação “verde” é válida porque abrange o material rodante – os ônibus- com emissões menores, fontes de energia limpa como painéis fotovoltaicos e combate à poluição sonora, considerada o segundo maior problema ambiental dos grandes centros urbanos.
Solução em curto prazo
O médico patologista e professor titular da Faculdade de Medicina da USP, Paulo Saldiva, membro da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou que embora a poluição média de São Paulo tenha diminuído ao longo das décadas, não houve uma queda proporcional no trânsito devido à expansão urbana e ao aumento do congestionamento. Citou que nos grandes corredores de tráfego, o nível de poluição é o dobro da média da cidade. O professor identifica um alinhamento perverso na distribuição da exposição à poluição, em que pessoas mais vulneráveis, que foram enviadas para morar longe, ficam mais tempo expostas nos deslocamentos.
Expansão de malha pode ter mais de uma dúzia de novos VLT
Márcia Pinna, editora da Technibus, fala sobre a expansão da rede de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e aponta mais de uma dúzia os novos projetos que surgem pelas cidades brasileiras. E se integralmente efetivada, esta implantação significará cerca de 370 km desse tipo de transporte em diferentes partes do país. Os projetos contemplam Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal, Santa Catarina e outros em São Paulo. Atualmente, o Brasil conta com 10 sistemas de VLT, totalizando 281 km, que atendem mais de 20 cidades grandes e médias.
Vandalismo contra ônibus explode em São Paulo
Adamo Bazani, editor-chefe do Diário do Transporte, atualiza a situação dos ataques a ônibus na capital e região metropolitana de São Paulo, que estão chegando a 600 veículos vandalizados. As depredações continuam mesmo com a megaoperação policial anunciada para coibir a prática. O Diário do Transporte teve seu trabalho utilizado nas investigações, fornecendo imagens exclusivas que levaram à prisão de um dos principais suspeitos. A cobertura do caso ganhou destaque na mídia local e nacional, com participações no SBT, Rede Record e citações no Bom Dia São Paulo e Fantástico.
Informação com análise é no Podcast do Transporte. Episódio novo toda quarta-feira pelo Spotify (https://podcastdotransporte.com.br/#ouvir)ou no seu agregador predileto. Ou visite a gente no www.podcastdotransporte.com.br. Os cortes também ficam disponíveis no https://www.youtube.com/@Podcastdotransporte. O Podcast do Transporte é um produto do Diário do Transporteem parceria com a Technibus/OTM Editora e a ANTP
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.