Com o tema “20 anos em 24 horas”, a Virada Cultural 2025 da capital paulista promete ser a maior da história, com mais de mil apresentações artísticas em centenas de espaços públicos e privados em todas as regiões da cidade, segundo a prefeitura de São Paulo. Para facilitar o acesso do público às atrações culturais nos dias 24 e 25 de maio, a cidade contará com operações especiais no sistema de ônibus e de metrô.
Durante as 24 horas do evento, uma linha exclusiva de ônibus elétricos vai circular entre os palcos na região central da capital. Além disso, a frota da madrugada será reforçada em 47% e, a partir da meia-noite de domingo, todas as viagens de ônibus serão gratuitas. Ao longo do domingo, a frota da cidade será reforçada em 25%, diminuindo o intervalo entre viagens.
Os ônibus da linha se integrarão com outras com destino a todas as regiões da cidade nos terminais Bandeira e Parque D. Pedro II, além de passarem próximo aos terminais Amaral Gurgel e Princesa Isabel. Também haverá integração com as estações do metrô, em especial aquelas que funcionarão durante a madrugada. O intervalo médio da linha será de 12 minutos.
A SPTrans disponibilizou um site para que o passageiro acompanhe a operação do transporte durante a Virada. Serão 136 linhas com itinerário ajustado para as apresentações, sendo 52 no Centro e 84 nos bairros da cidade. Além das informações no portal, os pontos com mudanças serão adesivados e os técnicos da SPTrans acompanharão a operação em todas as regiões para orientar passageiros. Para acompanhar as informações, basta acessar www.sptrans.com.br/virada-cultural
Metroferroviário
As linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, administradas pelas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, funcionarão 24 horas para desembarques e transferências nos dias 24 e 25 de maio. Especificamente a estação Vila Sônia-Profa. Elisabeth Tenreiro, da Linha 4-Amarela, além de desembarques e transferências, ficará aberta também para embarque durante todo o evento. A medida faz parte de um esforço conjunto de todas as operadoras do sistema metroferroviário para apoiar o evento.
Entre os destaques com fácil acesso pelas linhas 4, 5, 8 e 9 estão:
- Luz (Linha 4-Amarela) – acesso direto à Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa, Museu de Arte Sacra e Praça da Luz.
- Paulista-Pernambucanas (Linha 4-Amarela) – na avenida mais icônica de São Paulo, com atrações no Masp, Itaú Cultural, Japan House, Casa das Rosas, entre outros espaços.
- Santo Amaro (Linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda) – com atrações musicais, como o Supla, no Centro Cultural Santo Amaro e mostras no Teatro Paulo Eiró.
- Lapa (Linha 8-Diamante) – ao lado do Tendal da Lapa, com shows de artistas como Lenine e Mariana Aydar.
- Vila Sônia- Profa. Elisabeth Tenreiro (Linha 4-Amarela) – acesso à Chácara do Jockey, com shows alternativos e saraus.
A programação completa pode ser consultada na página www.viradasp.com.br.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.