Série histórica de emplacamentos de ônibus elétricos da ABVE mostra fortalecimento da produção

Mercado emplacou 642 veículos entre 2022 e 2025, sendo que a cidade de São Paulo lidera com 81% do total; os números já estão disponíveis no site da entidade

Marcia Pinna

A ABVE começa a divulgar, a partir de maio, os números de emplacamentos de ônibus elétricos no Brasil, assim como já faz há muitos anos com os de veículos leves eletrificados. Os números mostram que a produção nacional tem se fortalecido e segue em ritmo de crescimento. Entre 2022 e abril de 2025, o Brasil emplacou 642 veículos desse tipo. 

O Sudeste lidera as estatísticas, concentrando 89% do total (569), com destaque para o município de São Paulo, que emplacou 518 ônibus no período – sem contar os trólebus. A região sul aparece em segundo lugar, com 8% dos veículos (49), seguida pelo Centro-Oeste, com 2% (12). O Nordeste (8) e o Norte (4) somam juntos os 2% restantes. Hoje, nove fabricantes atuam no segmento, sendo que 67% deles (6) produzem ônibus elétricos em território nacional, enquanto os demais 33% (3) importam esses veículos.

Divulgação

 Os números de emplacamento de ônibus elétricos já estão disponíveis na aba ABVE Data no site www.abve.org.br.“A iniciativa reforça o compromisso da ABVE em fornecer dados atualizados e transparentes sobre o desenvolvimento da mobilidade elétrica no país”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.
 
“Estamos trabalhando para fazer da ABVE o ponto de convergência da eletromobilidade no Brasil, não só atuando nas políticas públicas que interessam ao setor, mas também produzindo informações confiáveis sobre a evolução desse mercado”.
 
Segundo a gerente da ABVE Data, Emmanuela Jordão, o objetivo é formar séries históricas que permitam acompanhar a evolução do transporte público sustentável em todas as regiões do país. “E não vamos para por aí: em breve, começaremos a produzir séries históricas específicas de caminhões elétricos, motos elétricas e veículos elétricos levíssimos em geral, buscando mapear toda a eletromobilidade com informações confiáveis.”

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.
 

 

Veja também