Tatuzão chega na estação Colégio Militar da Linha Leste do Metrô de Fortaleza

Evento, com presença de autoridades, marcou a chegada de tuneladora neste trecho da obra

Redação

Na segunda-feira (12), a cidade de Fortaleza celebrou um marco importante na expansão da mobilidade urbana: a chegada do “tatuzão”, como é conhecida a máquina tuneladora (TBM – Tunnel Boring Machine), à estação Colégio Militar da Linha Leste do Metrô, após partir do poço de ataque (shaft). A obra, realizada pelo governo do Ceará, por meio da secretaria da infraestrutura (Seinfra) e executada pelo consórcio Agis Sacyr | Consórcio FTS Linha Leste, é a primeira do Nordeste a utilizar esse tipo de equipamento de escavação.

“A chegada da tuneladora à futura estação Colégio Militar representa um marco para essa obra tão importante para a mobilidade urbana de Fortaleza. A Linha Leste será a primeira linha de metrô totalmente subterrânea do Nordeste e a primeira escavada com tuneladoras, o que reforça o pioneirismo do Ceará na infraestrutura de transporte da região”, destacou o secretário da infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão.

Ao todo, a Linha Leste terá 7,3 km de extensão em sua primeira fase (atualmente em construção). A TBM, que partiu da estação Chico da Silva, no Centro, percorreu aproximadamente 1.750 metros desde o shaft, utilizando tecnologia de escavação pressurizada com instalação simultânea de anéis de concreto — método que garante maior segurança e reduz impactos à superfície da cidade. Essa tuneladora, identificada como TBM 02, escava o Túnel 01 e ainda passará por mais duas estações até atingir o final da linha.

“Esse é um marco fundamental para a obra e para Fortaleza. O uso da tuneladora nos permitiu avançar com eficiência em uma área urbana densa e cheia de desafios geotécnicos e logísticos, sempre com respeito ao patrimônio histórico e à rotina da população”, afirma José Lima, diretor de operações e engenharia da Agis.

Com investimento estimado em R$ 2,6 bilhões, a Linha Leste conectará regiões estratégicas de Fortaleza, interligando quatro sistemas principais de transporte, incluindo o VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal rodoviário. Quando em operação, terá capacidade para transportar até 150 mil passageiros por dia.

A obra atualmente emprega cerca de 1.000 trabalhadores diretos e indiretos, com 90% de mão de obra local, e encontra-se com 41,04% de execução física total, com previsão de entrega para 2028. A Linha Leste contará com cinco estações: Tirol – Moura Brasil, Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu. Algumas dessas estações já estão com escavações avançadas ou em fase de finalização da estrutura de concreto.
 

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