O Instituto de Engenharia de São Paulo (IE) e a entidade internacional de origem europeia Calypso Network Association (CNA) vão publicar e difundir — sobretudo entre políticos das três esferas de governo — um documento contendo os resultados das exposições e dos debates ocorridos na capital paulista nos dias 12 e 13 de maio de 2025, durante o evento híbrido Smart Ticketing – A chave da governança, promovido pelas duas organizações.
Com oito sessões, o encontro teve como objetivo apresentar os sistemas inteligentes de gestão de bilhetes como ferramentas estratégicas para estruturar o transporte público, promovendo a integração e a otimização dos diferentes modos de transporte e dos recursos a eles associados, além de garantir rastreabilidade (monitoramento das viagens e dos veículos da partida ao destino) e accountability (responsabilidade e transparência no cumprimento de obrigações e na prestação de contas), tanto em organizações públicas quanto privadas.
Gestão metropolitana
Um dos pontos destacados no evento, considerando o contexto brasileiro, é que há recursos tecnológicos oferecidos pelos sistemas inteligentes para organizar o transporte público — e que esses recursos podem servir de base para a criação de autoridades metropolitanas de transporte.
Também se ressaltou que tentativas anteriores de organização do transporte, reunindo diferentes entes federativos, não prosperaram devido à considerável resistência de atores políticos e econômicos; aqueles temem a perda de poder e influência e estes, a redução de receitas.
A Calypso Network Association é uma associação sem fins lucrativos, criada em Bruxelas, Bélgica, em 2003, responsável por gerenciar o padrão internacional Calypso de bilhetagem eletrônica sem contato. Esse padrão foi desenvolvido por operadores de transporte público para garantir uma solução de bilhetagem segura, interoperável e de longa duração, visando facilitar o uso do transporte público em diversas cidades e países.
As sessões
No primeiro dia do evento, foi realizada uma sessão sobre a importância de estudos de viabilidade técnica e econômica em bilhetagem. Houve uma apresentação sobre o plano de inovação da São Paulo Transporte S/A (SPTrans), que há exatos 30 anos gere o sistema de transporte público por ônibus na cidade de São Paulo. Esse plano vem sendo estruturado e deverá ser colocado em prática a partir de setembro de 2026.
Também foi apresentado um estudo de caso sobre a implantação e a gestão atual do sistema de transporte público da Cidade do México e de sua área metropolitana, cujo porte é equivalente ao da Região Metropolitana de São Paulo. Na última sessão do dia, o tema foi interoperabilidade — ou seja, a capacidade de diferentes sistemas e modais de transporte se integrarem e operarem de forma eficiente.
O segundo dia de atividades foi aberto com a apresentação do caso relativo à implantação e ao desenvolvimento do sistema inteligente de gestão de bilhetes em Lisboa, Portugal. Em seguida, houve uma exposição sobre o processo de integração do CCR Metrô Bahia com os sistemas de ônibus urbanos dos municípios de Salvador e Lauro de Freitas. A sessão final reuniu especialistas das integradoras Prodata e Transdata, da fornecedora de soluções Planeta e da fornecedora global de chips Infineon.
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