A tarefa é enfrentar a “sedução” do automóvel

Para diminuir o espaço do carro, Sergio Avelleda aponta como soluções campanhas de comunicação, limitação de estacionamento e até pedágio urbano. Confira também as novidades da Automec 2025

Marcia Pinna

Com Podcast do Transporte

Ex-secretário da mobilidade e transporte e ex-presidente do Metrô de São Paulo, o especialista Sergio Avelleda volta ao Podcast do Transporte para falar de mobilidade urbana e afirma que não há jeito de tornar as nossas cidades melhores sem diminuir o espaço para o carro e aumentar o transporte público de qualidade. E que há muitas formas de reduzir esta “sedução” que o automóvel exerce sobre as pessoas, como o aumento da comunicação sobre o transporte público, a diminuição de espaços para estacionamento e até medidas mais radicais como o pedágio urbano.

Pelo preço de uma linha de Metrô, 100 mil são instalados no centro de São Paulo

Sergio Avelleda, ex- presidente, defende o metrô, mas calcula que pelo preço de uma linha do modal, podem ser acomodadas 100 mil pessoas no centro de São Paulo, morando perto do emprego e dos serviços. A solução pode trazer muitos benefícios como encurtar as viagens, dar uma força ao meio ambiente e no  diminuir o  custo do transporte.

Novidades em autopeças na Automec 2025

A Automec 2025, a maior feira de reparação e reposição automotiva da América Latina, está rolando nesta semana em São Paulo. Márcia Pinna, editora da revista Technibus conta as principais novidades da feira em sua coluna desta semana.

Entre os destaques estão: a nova linha de transmissões automatizadas da Eaton; os freios a disco mais duráveis da Frasle Mobility;  o sistema de gerenciamento de bateria BMS, da BorgWarner que equipa os ônibus elétricos da Mercedes-Benz. A FNA vem com o sistema elétrico de portas plugs sliding door que aumenta a abertura de portas dos ônibus. A Henkel apresenta o adesivo estrutural da linha Loctite, usado na colagem das mais variadas peças da funilaria de ônibus. E a Moura apresenta seu amplo portfólio de baterias. Confira. 

Prefeito vai buscar negócios na China e Japão

Adamo Bazani, editor-chefe do Diário do Transporte, antecipou a viagem do prefeito Ricardo Nunes, de São Paulo,  para Japão e China. Lá ele vai buscar dinheiro para trazer mais ônibus elétricos e também infraestrutura. Ele foi conhecer um tipo de nobreak  que permite que as viagens de ônibus elétricos não dependam tanto de energia de alta e média tensão, um problema em São Paulo.  

Brasileiro sem acesso a transporte público, mostra o Censo

O jornalista especializado e nosso apresentador, Alexandre Pelegi, destrincha um pouco mais os dados revelados pelo Censo demográfico 2022, divulgados pelo IBGE na semana passada. Ele chama a atenção para a expressiva parcela de mais de 80 por cento de paulistanos que não tem acesso a um ponto de ônibus ou vans perto de suas casas. Ele pinta o quadro em que a falta de condução próxima se mistura com calçadas sem acessibilidade ou simplesmente com obstáculos. Pelegi propõe mais atenção ao caminho que o pedestre faz até se tornar passageiro.  

Informação com análise é no Podcast do Transporte.  Episódio novo toda quarta-feira pelo Spotify (https://podcastdotransporte.com.br/#ouvir) ou no seu agregador predileto.  Ou visite a gente no www.podcastdotransporte.com.br Os cortes também ficam disponíveis no https://www.youtube.com/@Podcastdotransporte. O Podcast do Transporte é um produto do Diário do Transporte em parceria com a Technibus/OTM Editora e a ANTP

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também