De Atibaia
Inaugurado em janeiro de 2025, o Centro de Treinamento de Atibaia (SP) da Mercedes-Benz disponibiliza cerca de 600 cursos para concessionários e frotistas de ônibus e caminhões. Os treinamentos, que podem ser presenciais ou virtuais, são focados em operação, manutenção e serviços.
Um dos destaques são os treinamentos para ônibus elétricos. “Com o avanço dos modelos elétricos, surgiu a necessidade de manutenção preventiva e corretiva desta frota. A maior preocupação é com relação à segurança, pois o risco de choque elétrico é real”, diz Sandro Onofre, gerente sênior de desenvolvimento da rede de concessionários Caminhões e Ônibus e treinamento da Mercedes-Benz.
Atualmente já existe uma concessionária em Diadema, no ABC Paulista, que disponibiliza uma vaga para ônibus elétricos. O investimento do concessionário para montar um espaço deste tipo gira em torno de R$ 1 milhão.
A manutenção das baterias ainda é realizada somente pela Mercedes-Benz, em conjunto com o fabricante de baterias, por ser uma tecnologia nova. Onofre ressalta que os motoristas também precisam de treinamentos específicos para dirigir ônibus elétricos. “O modo de condução também é muito diferente de um veículo a diesel. E já estamos nos preparando para os cursos para caminhões elétricos.”
Formação-
Os cursos para motoristas de ônibus e caminhões são para formar multiplicadores, ou seja, o profissional que irá repassar esse conhecimento para outros condutores. “No caso dos ônibus, boa parte dos cursos são dados para os frotistas. As empresas costumam fazer a manutenção nas próprias garagens “, conta Onofre.
O objetivo do CTA é preparar mão de obra para trabalhar com os produtos da Mercedes-Benz. A expectativa é que, em 2025, sejam registradas de 9,5 mil a dez mil participações. No ano passado, ainda no espaço localizado em Campinas, foram 8,6 mil.
O CTA dispõe de salas de tecnologia, de sistemas elétricos e eletrônicos, sistemas de segurança, de diagnóstico e um espaço exclusivo para ônibus, com foco em gerenciamento de motores. Em breve, haverá também um simulador de direção, implementado em parceria com o Sest-Senat.
Douglas Holps, coordenador de treinamento do CTA, explica que o curso para técnico em diagnóstico forcece certificação. “É realizado um teste em que o aluno tem uma hora para descobrir qual o problema do veículo e como resolvê-lo. Até agora, não tivemos nenhuma reprovação”, comemora.
Além das salas e auditórios, o centro conta com unidades volantes (um ônibus e dois caminhões) e uma carreta-escola para treinamentos itinerantes. O Tinbot é um robô interativo, que reúne inteligência artificial (IA) e cognição, possibilitando uma interatividade humanizada. Aplicado na área de ensino, este robô é capaz de responder perguntas e passar instruções simples e objetivas aos alunos.

