Há 48 dias sem registros de roubos às rotas do Distrito Industrial, o governo do Amazonas destaca os esforços das equipes de policiais militares e civis para alcançar o resultado. Criados em 2024, os Núcleos de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus (NURRC) e de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) integram os investimentos do estado para reduzir os índices de criminalidade.
Com os esforços voltados para a redução da criminalidade, o Amazonas conta, desde 2024, com dois novos núcleos criados para combater roubos a coletivos e rotas: o Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus (Nurrc) e o Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC).
Antes da criação dos espaços especializados, os boletins de ocorrência para esses tipos de crimes ficavam concentrados nos 30 distritos integrados de polícia da capital, o que dificultava a elaboração de inquéritos mais detalhados sobre cada caso. Desde a implementação dos núcleos, todas as informações sobre delitos de roubos à coletivos e ônibus são enviadas diretamente para os coordenadores e investigadores responsáveis, permitindo agilidade nos inquéritos e prisões.
Nos últimos oito meses de existência do núcleo, foram desbaratadas oito quadrilhas especializadas nesse tipo de delito, foram cumpridos 50 mandados e foi realizada a prisão de aproximadamente 50 pessoas. Nos últimos 118 dias, houve apenas duas ocorrências registradas.
Para chegar ao resultado de 48 dias sem roubos, as ações de policiamento ostensivo e preventivo foram fortalecidas em todos os períodos do dia contando com o auxílio do policiamento da área e o especializado, tendo como foco a operação Rota Segura, que garante a segurança dos trabalhadores e funcionários que dependem dessas rotas para chegar aos seus empregos.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.