Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável firma acordo de cooperação com o Rio de Janeiro

A iniciativa, pioneira, objetiva fomentar o desenvolvimento mobilidade urbana em nível nacional por meio da troca de informações e dados, em especial transporte público, segurança viária e logística urbana – e pode servir de modelo para outras metrópoles

Redação

O Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável (ONMS) – parceria entre o Núcleo de Mobilidade Urbana do Centro de Estudos das Cidades | Laboratório Arq.Futuro do Insper (Insper Cidades) e o Grupo CCR, por meio do Instituto CCR – firmou no último dia 24, um acordo de cooperação com o município do Rio de Janeiro, por meio da secretaria municipal de transportes (SMTR) da capital fluminense.

O objetivo da iniciativa é fomentar o desenvolvimento mobilidade urbana em nível nacional por meio da troca de informações e dados, em especial transporte público (ônibus, BRT, metrô, VLT, barcas), segurança viária e logística urbana. ​

O acordo – o primeiro fechado entre o Observatório e uma cidade brasileira – tem o propósito de melhorar a prestação de serviços de mobilidade e transporte, assim como fomentar pesquisas, qualificar a rede privada e promover atividades constantes do seu Plano de Trabalho, como eventos nacionais e formação de um grupo de trabalho entre as cidades.

Na prática, essa cooperação permitirá o compartilhamento de dados entre o Observatório e a cidade do Rio de Janeiro e servirá como base de informação para a Plataforma de Dados, que será lançada ainda no primeiro semestre desse ano.

O Insper, por meio do seu Centro de Ciência de Dados, garante que todos os dados compartilhados serão armazenados de forma segura e em conformidade com as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tanto no aspecto físico quanto digital. Uma equipe de cientistas de dados da escola é responsável pela gestão da base de dados do Observatório, convertendo essas informações em índices e permitindo que pesquisadores e colaboradores utilizem esses dados para aprofundar as análises. 

O acordo prevê a formação de um Grupo de Trabalho da secretaria com o Insper, a partir do qual haverá a disponibilização de dados da SMTR, a criação, pela escola, de uma plataforma digital do Observatório com esse material – que será ampliado durante a vigência da cooperação –, a realização de estudos relativos a ele e a apresentação dos resultados em um seminário aberto ao público.

Outras cidades

Atualmente, o Observatório já conta com dados nacionais do Ministério das Cidades. A expectativa é de que, depois do Rio de Janeiro, outras cidades brasileiras passem a integrar essa rede nacional de colaboração. Ao aderir ao ONMS, os municípios terão a oportunidade de compartilhar dados e participar de atividades como benchmarking, trocas de experiências e acesso privilegiado às análises do Observatório. A integração também possibilitará o envolvimento em pesquisas, cursos eventos promovidos a partir dos dados coletados.
 

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também