Lei do Motorista prejudica fretamento turístico

Este episódio do Podcast do Transporte aborda ainda a Arena ANTP, o gás natural como alternativa para a descarbonização do transporte coletivo e uma entrevista com Marcelo Branco, secretário estadual  de desenvolvimento urbano e habitação de São Paulo

Marcia Pinna

Márcia Pinna, editora da Technibus, fala em sua coluna sobre os problemas de adaptação da área de fretamento à nova Lei do Motorista. O setor está preocupado, principalmente no segmento turístico eventual de longas distâncias. Segundo as associações que representam as empresas deste segmento, não existe, até agora, solução para a troca de motoristas durante o trajeto. Isso acontece depois que o STF entendeu que o profissional que está embarcado em ônibus em movimento está trabalhando, mesmo que não esteja dirigindo. Como as viagens não têm previsibilidade, é difícil montar uma logística para fazer esse revezamento ao longo do percurso.

Arena ANTP vai quebrar recorde de público

A consolidação da Arena ANTP como o evento de conteúdo mais relevante do setor deve levar a um recorde de público na edição deste ano, de 28 a 30 de outubro, no Transamérica Expo Center. Quem afirma é Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora, que organiza o evento, em parceria com a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Ele vê potencial para cinco mil visitantes únicos no evento, que repetirá o formato de palco com várias atividades simultâneas como ocorreu na edição anterior.

Gás natural, de fracasso a aposta de descarbonização

Na semana de lançamento de um modelo de teste em São Paulo, Adamo Bazani, editor-chefe do Diário do Transporte reconstitui a história dos ônibus a gás, novo candidato à descarbonização. O insumo, que aparecia como um coadjuvante entre as rotas de descarbonização, ressurgiu a partir de mudanças na legislação de São Paulo. Agora, além dos projetos de eletrificação, que têm tido atrasos de infraestrutura, as operadoras podem enviar propostas à distribuidora Comgás. Nos anos 80 e 90, as tentativas de criar uma frota movida a gás em São Paulo fracassaram também por problemas de infraestrutura.

Marcelo Branco:  As pessoas querem fugir da perversidade do transporte  público

O Podcast do Transporte seleciona nesta semana alguns dos melhores momentos da entrevista que o secretário estadual  de desenvolvimento urbano e habitação de São Paulo, Marcelo Branco, deu ao ANTP Café (canal ANTP mobilidade no Youtube). Entre os assuntos, as cidades que mudam de vocação, as pessoas que decidem não mais perder as boas coisas da vida dentro de um ônibus e como a administração precisa estar muito atenta a todas estas mudanças. Durante a entrevista, Marcelo Branco observa que as cidades cresceram sem levar em conta as pessoas, e a função dos governos é tentar começar agora a fazer um futuro diferente.

Pedágio urbano em Nova Iorque

O jornalista especializado e nosso apresentador, Alexandre Pelegi, analisa em editorial as primeiras avaliações que dão conta do sucesso da aplicação do pedágio urbano para carros no centro de Nova Iorque. Entre melhoras no fluxo do transporte público e grande arrecadação, Pelegi aponta que o formato precisa ser aplicado com cuidado acompanhado de melhorias no transporte coletivo e atenção a todo o sistema de mobilidade. E que os bons resultados não garantem pedágio urbano como panaceia para curar males de um trânsito mal planejado.

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