A revista Technibus acompanha a evolução do transporte coletivo de passageiros e da mobilidade desde 1991. Com uma cobertura completa, que inclui indústria, operadores, legislação e tecnologia, a tradicional publicação conta a história deste universo tão rico e fundamental para o desenvolvimento urbano e para a movimentação da população.
Para marca esses quase 35 anos de trajetória, apresentaremos os temas mais importantes abordados no passado, mas com um olhar no presente e uma visão de futuro. Para isso, foi criada a editoria especial Technibus na História. E vamos resgatar as grandes reportagens já publicada e disponíveis no Acervo da OTM Editora.
Em março de 1999, a edição 44 da Technibus trazia uma reportagem completa sobre o transporte público e a mobilidade em São Paulo. O editor à época, Eduardo Chau Ribeiro, apresentava uma análise interessante sobre o futuro da cidade, e que se confirmou em muitos aspectos.
“No futuro, digamos daqui a 15 anos, na visão dos peritos, o sistema de ônibus não será muito diferente dos atuais. Utilizará propulsão baseada em combustíveis alternativos ao diesel, como células de combustível, motores elétricos ou híbridos“, dizia no editorial. E completava afirmando que o grande avanço ocorreria na área de tecnologia: monitoramento, telemetria, acompanhamento em tempo real da operação e a comunicação com o passageiro.
A principal reportagem da edição é referente às novas tecnologias veiculares adotadas por São Paulo e o novo modelo de concessão que estava se desenhando na ocasião. “A cidade recebeu nos últimos meses uma série de inovações que já estavam nos planos há algum tempo, mas ainda não concretizadas. É o caso da renovação da frota com ônibus mais modernos e confortáveis, a bilhetagem eletrônica e o novo visual dos veículos.”
Outro destaque é a entrevista com o secretário municipal de transportes de São Paulo durante a gestão do prefeito Celso Pitta, Getúlio Hanashiro, na qual ele revelou os planos para melhorar o trânsito e o transporte coletivo por ônibus na capital paulista. Entre os pontos principais, estava um polêmico projeto da implantação de uma via expressa com cobrança de pedágio nas marginais.
Mas Hanashiro também apresentou propostas que eventualmente foram adiante – mesmo que não na velocidade nem nos prazos esperados – como a ampliação dos corredores para ônibus, um novo modelo de concessão do transporte público, a aceleração da implementação do sistema de bilhetagem eletrônica e a conclusão da primeira linha do Fura-Fila.
E a Technibus 44 traz muitos outros assuntos que ainda hoje despertam o interesse do leitor, como lançamentos, entrevistas com operadores e Concurso de Pintura de frotas.
Confira:
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