Marcopolo Rail apresenta Prosper Hybrid 

Novo produto, em desenvolvimento, é uma solução sustentável para o transporte urbano e intercidades, informa a Marcopolo

A Marcopolo Rail, unidade de negócios da Marcopolo especializada no desenvolvimento e produção de trens, participou do Seminário VLT – Mobilidade e Requalificação Urbana, promovido no último dia 16 de maio, em São Paulo, pelo Instituto de Engenharia, e apresentou o seu mais recente produto em desenvolvimento, o Prosper VLT Hybrid. O novo veículo surge como uma solução sustentável para o transporte urbano e intercidades e une a eficiência dos motores diesel e elétrico para oferecer melhor desempenho na operação, com preservação ambiental e sustentabilidade.

“A Marcopolo Rail tem capacidade para desenvolver e produzir localmente modais ferroviários adequados à potencial demanda do mercado brasileiro e latino-americano. Existem diversas cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, São Paulo e Sorocaba, entre outras, estudando a implantação de novos ramais ferroviários, bem como a revitalização de ramais existentes. Ter à disposição um produto moderno, sustentável e produzido no Brasil é muito importante para o crescimento e a consolidação da indústria nacional de material rodante e sua cadeia de fornecimento no país”, comenta Petras Amaral Santos, gerente-executivo da unidade de negócio.

O Prosper Hybrid possui powertrain híbrido, com motor elétrico de tração (gerador), baterias de íons de Lítio, conversão de tração e motor diesel, com pós-tratamento dos gases de exaustão. Pode operar de forma bidirecional, com embarque em plataforma de 1,1m de altura e pode ser produzido nas bitolas métrica, standard e larga, de acordo com a demanda do cliente operador.

O Prosper Hybrid pode ser operado de três formas: utilizando apenas o motor elétrico, usando apenas o motor diesel e com a combinação dos dois sistemas. Para isso, o seu powertrain possui um motor diesel, de 315 kW de potência (a 1.800 rpm), com sistema de pós-tratamento de gases de escape SCR, com tanque de ureia, e um motor elétrico com potência máxima de 400 kW.

O veículo conta com um gerador de partida especialmente desenvolvido, que pode ser usado como gerador ou motor elétrico, e um conversor de frequência que regula o fluxo de energia da bateria para o motor/gerador e vice-versa, permitindo que o modo de operação seja adaptado ao perfil da via a qualquer momento. Durante a frenagem, a energia cinética é convertida em energia elétrica e armazenada na bateria. Esta energia armazenada, será reutilizada para partida e movimentação no modo 100% elétrico.

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