A Volvo entregou 473 ônibus convencionais e 93 articulados ao sistema de transporte de Santiago, no Chile. A operação dos veículos será feita pelas empresas RBU Santiago S.A. e Buses Alfa e Omega, do Grupo Metropol, dentro da Red Metropolitana de Movilidad. “A Volvo tem uma longa história no sistema de transporte público de Santiago. Nossos ônibus têm alto reconhecimento por parte dos operadores e também da população da cidade. É um privilégio manter a forte presença da nossa marca nessa renovação de frota”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America.
Os chassis Volvo foram produzidos nas fábricas de Curitiba e de Borås, na Suécia. Já as carrocerias foram fabricadas pela Marcopolo, em Caxias do Sul (RS) e pela Caio, em Botucatu (SP). Para chegar a Santiago os veículos seguiram em comboio atravessando os Andes pela famosa estrada de “Los Caracoles”, assim chamada pela longa sequência de curvas sinuosas na transposição de altitude na cordilheira que separa Argentina e Chile. A viagem tem mais 2,7 mil km, percorridos em dez dias.
Se realizada durante o inverno, a jornada tem duração imprevisível, por conta das fortes nevascas que podem provocar o fechamento da estrada. “Fizemos um planejamento detalhado para que os veículos cruzassem os Andes no melhor momento e chegassem dentro do prazo determinado pela licitação para início da operação”, assegura José Antonio Margalet, diretor comercial de ônibus da Volvo Chile.
Os 93 ônibus articulados são do modelo Volvo B8R articulado, um chassi com entrada baixa, capacidade para 180 passageiros e motor traseiro de oito litros. Os demais 473 ônibus também são do modelo Volvo B8R com entrada baixa, só que na configuração convencional, para 78 ou 95 passageiros, dependendo da carroceria. Os veículos têm sistema de freios eletrônicos a disco, suspensão eletrônica, sistema de gerenciamento de frotas Volvo Connect, serviço conectado de gerenciamento de zonas de segurança, dentre outros recursos avançados.