Transdata recebe comitiva de Angola

Os representantes do governo angolano visitaram diferentes operações e modelos de transporte no Brasil como o Metrô do Distrito Federal e a operadora TUPi de Piracicaba

Entre os dias 10 e 16 de dezembro, uma comitiva formada por representantes da Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI), órgão público responsável em implementar e gerir o sistema nacional de bilhetagem dos transportes públicos em Angola, esteve no Brasil para conhecer diferentes operações de transporte. 

Segundo a Transdata, o objetivo dessa visita, além de acompanhar o sistema e escopo da tecnologia da bilhetagem eletrônica, já contratada e entregue ao país africano pela Transdata, foi também para troca de ideias e visualização de diferentes operações no Brasil.

O grupo esteve em Brasília (DF), visitando as instalações da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô), seu centro de controle operacional (CCO), e que tem a Transdata como fornecedora do sistema de bilhetagem. Conheceram também as soluções de transporte massivo da Transdata para vendas em guichês e acessos, usando cartões de crédito e débito por aproximação.

O BRB Mobilidade, responsável pela gestão do sistema de bilhetagem automática do Distrito Federal, também recebeu os representantes de Angola, que também estiveram na secretaria de transporte e mobilidade (Semob).

Para ampliar as perspectivas e compreender os diferentes usos da tecnologia, outra operação visitada foi a empresa TUPi, de Piracicaba, onde puderam conferir as soluções utilizadas, como a gestão de frota e biometria facial, e analisar todos os dados que são coletados, em tempo real, graças ao validador, que atua como computador de bordo multifuncional e online, permitindo que todas essas soluções funcionem de forma integrada.

Já em Campinas (SP), na sede da Transdata, o grupo conheceu as novas instalações da empresa, interagiu com diversos profissionais e se reuniu com a equipe de implantação, produtos e relacionamento, onde puderam analisar juntos os indicadores operacionais de Angola, obter melhores práticas já exercitadas por outros clientes no Brasil e discutir a aplicação no sistema angolano para elevar o desempenho operacional.

Desde 2017, a Transdata está presente em Angola, onde foi escolhida para implantar a tecnologia de gestão para o sistema de bilhetagem no transporte escolar e, em 2019, avançou também para o transporte urbano. Atualmente, 530 veículos, entre Luanda e Lubango, contam com os validadores e o pacote de serviços de ITS, sendo a Transdata fornecedora exclusiva de toda solução necessária.

Veja também

Por