Iveco Bus apresenta o E-Way 100% elétrico no IAA Transportation 2022

O modelo E-Way conta com duas tecnologias de bateria para cada aplicação: células NMC (Níquel, Manganês e Cobalto) e células LTO (óxido de titânio de lítio)

A Iveco Bus apresenta na IAA Transportation 2022, em Hannover, na Alemanha, soluções de transporte eficientes para a mobilidade urbana sustentável. São dois veículos em exposição: o E-Way, totalmente elétrico e o ônibus urbano Streetway, também disponível na versão a gás natural.

O modelo E-Way conta com versões disponíveis em quatro comprimentos (9,5m, 10,7m, 12m e 18m), duas tecnologias de bateria para cada aplicação: células NMC (Níquel, Manganês e Cobalto) de alta energia para carga noturna na garagem, células LTO (óxido de titânio de lítio) de alta potência para carga rápida de oportunidade e três modos de carregamento: durante a noite na garagem (conexão CCS Combo 2) e oportunidade de carga via pantógrafo (ascendente ou descendente).

Os modelos de 12 ou 18 metros de comprimento do E-Way também estão disponíveis como sistema Bus Rapid Transit (versão BRT), denominado Linium. Estes veículos tem espelho de câmera e a mais recente tecnologia de bateria.

Segundo a fabricante, a nova geração de baterias Forsee Power Zen, para carregamento noturno na garagem, aumenta a capacidade de uma única bateria para 42 kWh. Estas novas baterias NMC de alta energia, não refrigeradas e não aquecidas, fornecem aos operadores 20% mais energia, o que resulta em até 400 quilômetros de autonomia para um máximo de 462 kWh a bordo do modelo de 12 metros de comprimento.

“Estamos conduzindo o caminho da mudança para uma mobilidade cada vez mais limpa. A sustentabilidade e a excelência tecnológica estão no centro de tudo o que fazemos. A energia reflete perfeitamente a capacidade da Iveco Bus de fornecer soluções de mobilidade completas, amigas do ambiente, eficientes e confiáveis em todas as missões. Inovamos constantemente para fornecer o melhor suporte com soluções de mobilidade mais completa que atendem às necessidades dos clientes à medida que evoluem”, disse Domenico Nucera, presidente da unidade de negócios Iveco Bus.

Em seu estande a Iveco Bus mostra pela primeira vez o seu logotipo na cor Energy Blue, sua nova identidade visual que busca transmitir “a energia, potência, dinamismo e inovação que conduz ao caminho da mobilidade sustentável.”

Parcerias –

Em julho deste ano, a Iveco Bus anunciou que fará uma parceria com a HTWO (marca do Hyundai Motor Group) para equipar seus futuros ônibus europeus movidos a hidrogênio com sistemas de células de combustível.

A empresa assinou ainda um Memorando de Entendimento (MoU) com a VIA para explorar possíveis colaborações futuras no desenvolvimento de soluções personalizadas de transporte público sob demanda e serviços digitais associados para ônibus.

A Iveco Bus e a VIA também irão explorar oportunidades para ônibus autônomos sob demanda. A VIA é pioneira na categoria TransitTech por utilizar novas tecnologias para desenvolver sistemas de mobilidade pública, beneficiando sistemas de ônibus, veículos adaptados para cadeirantes, ônibus escolares, veículos autônomos e veículos elétricos em todo o mundo. Além da linha de ônibus, a empresa apresentou seu pacote completo de soluções de mobilidade que inclui serviços especializados.

Veja também

Por