Volkswagen dobra exportações de ônibus no primeiro semestre

As licitações internacionais e o sucesso dos modelos desenvolvidos especialmente para esses mercados contribuíram para esse resultado, segundo a empresa

A Volkswagen Caminhões e Ônibus informa que as vendas dos ônibus da marca dobraram no primeiro semestre, em relação ao período anterior, passando de 378 para 758 chassis. Segundo a empresa, parte do crescimento se deve a licitações internacionais e ao sucesso de modelos desenvolvidos sob medida para esses mercados.

México, que é o principal mercado da marca no exterior, comercializa com exclusividade o Volksbus 14.190, chassi criado especialmente para atender às demandas de transporte de passageiros do país, com a posição do condutor reposicionada. Conhecido no país como Huracán, o modelo é o mais vendido da Volkswagen no México e corresponde a quase um terço das negociações internacionais da marca neste primeiro semestre.

Os ônibus da marca também têm Angola como um de seus maiores mercados, sendo o principal na África. Recentemente, o país atingiu o marco de 1,5 mil Volksbus para o programa angolano de reestruturação da mobilidade urbana do país.

Na mesma linha de grandes licitações, a capital colombiana também ajudou a movimentar os resultados da marca no último ano, com a aquisição de 167 Volksbus 11.180 para o sistema Transmilenio. Os veículos já contam com tecnologia Euro 6, com calibração específica para a altitude de Bogotá e as condições locais de operação. Trata-se da primeira venda de veículos da marca com essa motorização. As unidades seguiram na forma de kits desmontados do Brasil para a fábrica no México, na cidade de Querétaro, onde foram montadas e exportadas para a Colômbia.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de dar início à produção de chassis nas Filipinas, em parceria com seu importador a MACC. A marca chegou ao país em janeiro deste ano e já vem conquistando clientes com o Volksbus. Agora o modelo 9.160 passará a ser montado em sua unidade fabril localizada nas proximidades de Manila. A linha de produção conta com 15 colaboradores, divididos em sete postos para montagem e testes de qualidade.

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