Sorocaba disponibiliza pagamento por aproximação de celular no transporte coletivo

Todo o sistema de transporte coletivo da cidade do interior paulista conta com essa nova forma de pagamento totalmente digital

A cidade de Sorocaba (SP) disponibiliza em 100% da frota do sistema de transporte coletivo a possibilidade de pagamento das tarifas por aproximação de celular. Todos os passageiros podem utilizar essa facilidade nos terminais Vitória Régia, São Bento, Santo Antônio e São Paulo, nas 22 estações do BRT e nos ônibus das operadoras BRT Sorocaba, Consor e City.

O pagamento por aproximação de celular ou ABT (Account Based Ticketing, que significa bilhetagem baseada em contas) oferece uma experiência totalmente digital, permitindo a liberação da catraca, sem a dependência de cartões de transporte e da compra de créditos e recargas. A plataforma que disponibiliza, hoje, essa tecnologia é o Cittamobi, aplicativo já conhecido e utilizado em Sorocaba.

Para fazer uso dessa tecnologia, basta instalar o aplicativo Cittamobi, gerar o cadastro, colocar o valor desejado e, ao entrar em um dos acessos (terminal, estação ou ônibus), abrir o app, aproximar o celular do dispositivo para a leitura disponível, autorizar a compra e a catraca será liberada para a entrada.

Paulo Fraga, co-founder e CEO do Grupo Primova, destaca que o serviço de pagamento por aproximação de celular é uma tecnologia pioneira e, que mais uma vez, Sorocaba sai na frente ao investir em mais benefícios para o transporte coletivo.

”A população já vive uma dinâmica intensa com o uso do celular para compras, comunicação, suporte em serviços e outros. Então, nada mais natural que avanços ocorressem também na mobilidade urbana com o transporte de passageiros que utilizam os ônibus. Essa ferramenta irá facilitar o acesso durante os deslocamentos e também será uma maneira de cativar o passageiro conectado, ou seja, aquele que sempre está usando serviços digitais.”

“Sorocaba está vivendo uma verdadeira revolução em várias áreas e na mobilidade urbana não é diferente. Este é mais um avanço tecnológico, no sentido de conferir agilidade, conforto e comodidade ao usuário do transporte público, no seu dia a dia. Isso, ao lado de tantas outras melhorias trazidas, como os  novos ônibus com ar-condicionado, internet e entrada USB para carregamento de eletrônicos, os Miniterminais de Ônibus do Cajuru, Éden, Brigadeiro Tobias e Aparecidinha, além de importantes obras de mobilidade que estão sendo entregues na cidade, otimizando o trânsito e melhorando a qualidade de vida da população”,  destaca o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.

As opções de bilhetagem (bilhete eletrônico e QR Code) em funcionamento serão mantidas, assim, possibilitando que o usuário escolha a que seja de sua preferência.

Fraga explica, ainda, que, para quem não tem conta bancária, é possível gerar um boleto e pagar na lotérica. Assim, democratizando e permitindo o acesso de todos. Para um futuro breve, o serviço de pagamento por aproximação do celular fará a inclusão de vale-transporte digital para estudantes e idosos”, diz. Os demais benefícios já existentes no transporte da cidade também serão mantidos para os passageiros.

Veja também

Por