Iveco traz urbano elétrico E-Way para Lat.Bus 2022

Além do modelo elétrico, que não se destina ao mercado brasileiro neste momento, a montadora também apresenta o ônibus movido a gás natural ou biometano e os chassis com motorização Euro 6

Sonia Moraes e Márcia Pinna Raspanti

A Iveco Bus lança na Lat.Bus 2022 o ônibus urbano E-Way movido 100% a eletricidade, alimentado por baterias. O modelo de 12 metros de comprimento e 20 toneladas de PBT, tem estrutura monobloco, piso baixo e oito pacotes de baterias no teto.

Este ônibus elétrico já rodou mais de 30 milhões de quilômetros em testes e, segundo a Iveco Bus, o torque de 2.500 Nm é superior aos dos motores a diesel nos ônibus urbanos, o que considera importante para manter os tempos de viagens mesmo nos horários de pico.

O modelo elétrico está disponível em quatro configurações de 9,5 metros 4×2; de 10,7 metros 4×2; de 12 metros 4×2 e de 18 metros articulado, e o cliente pode escolher quantas baterias colocará no teto. Esta customização à aplicação, segundo a fabricante, pode reduzir o custo do veículo. A autonomia é de até 300 km, com oito packs de bateria. “Com a flexibilidade no número de baterias, pode-se ajustar a autonomia de acordo com a necessidade do operador”, detalha Roberto Pavan, gerente de marketing da Iveco Bus.

Segundo Danilo Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus para a América Latina, o E-Way não será comercializado inicialmente no Brasil. “Ainda estão sendo realizados estudos neste sentido. Estamos, neste momento, visando outros mercados da latino-americanos. A mensagem que queremos passar é essa: temos tecnologia para a eletrificação”, declara.

Destaques

A empresa apresenta também o chassi 17-210 G Euro 6, com motorização a gás natural ou biometano, até 12 metros, com o conjunto de seis cilindros de gás (80 litros em cada, o que dá um total de 100 metros cúbicos, garantindo autonomia para 250 quilômetros).

Este ônibus de 12 metros para aplicações urbana e fretamento tem 240 cv de potência e 750 Nm de torque. O destaque deste veículo são as suspensões dianteira e traseira com molas semi-elípticas, que proporcionam maior resistência e durabilidade. O freio pneumático nos dois eixos proporciona mais segurança.

A montadora exibe também o chassi para micro-ônibus 10-190, com motor Euro 6 de 190 cv e 700 Nm, maior potência e maior torque entre todos os micro-ônibus. O sistema de pós-tratamento é Hi-SCR sem EGR (reinjeção de gases), as suspensões dianteira e traseira com molas semielípticas proporcionam maior resistência e durabilidade e o freio pneumático nos dois eixos proporciona para mais segurança.

Outro modelo com as mesmas características técnicas apresentado ao público é o chassi 17-280, de 13,2 metros com motor Euro 6 de 280 cv – 1.000 Nm: maior potência e maior torque entre todos os chassis de motor dianteiro.

Destaque também para o Daily Minibus 45-160 e 50-180 com motor Euro 6. O sistema de pós-tratamento foi projetado para 400 mil quilômetros, o tanque de Arla de 17 litros, com autonomia para quatro mil quilômetros e sensor de pressão nos pneus.

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