DeÔnibus dobra o número de passagens vendidas no primeiro semestre

A empresa acredita que a digitalização do setor rodoviário fica cada vez mais evidente

A DeÔnibus, scale-up de vendas de passagens rodoviárias, informa que fechou o primeiro semestre de 2022 com uma alta de 100% no número de passagens comercializadas. Com o aumento no preço das passagens aéreas, a procura por transportes alternativos têm crescido constantemente.

A Abrati, associação que reúne as empresas de transporte terrestre de
passageiros, espera um crescimento de 12% nas viagens rodoviárias para o mês de julho, no comparativo com o mês anterior, que também foi positivo.
Ainda segundo dados da associação, as viagens turísticas também seguem uma tendência de alta desde antes da pandemia, em 2018 eram 30% de usuários que viajam a lazer em ônibus particular, já em 2021 esse número chegou a 61%.

“Com o cenário pandêmico mais estável, a população está viajando mais do que nos últimos dois anos. Começamos 2022 no mesmo patamar de vendas que em 2019 e fechamos o primeiro semestre do ano com um crescimento próximo de 40% em relação ao primeiro semestre de 2019. A alta dos combustíveis está impactando na forma que as pessoas viajam, elas estão buscando alternativas e o transporte rodoviário tem sido um grande
aliado nesse momento“, afirma Breno Moraes, CEO da DeÔnibus.

A plataforma fez um levantamento para comparar o crescimento dos destinos mais procurados, no acumulado do semestre, São Paulo é o estado mais procurado com 30,7% no ano passado e 34,8% em 2022. Sendo a capital paulista a cidade mais buscada. Os estados do Rio de Janeiro (28,2%) e Minas Gerais (10,4%) estão nos top três estados mais procurados, e as capitais, tanto mineira quanto a carioca, também são os principais destinos
dos passageiros.

A quantidade de rotas registradas também cresceu de forma considerável, e até junho de 2022 foram 39% mais rotas. E o trecho mais procurado ficou no eixo Rio-São Paulo, dentro das próprias cidades. O ticket-médio também aumentou em 20%, passando de R$125 para R$150. E o número das visualizações de página dentro do site DeÔnibus aumentou quase 75% em relação ao período anterior.

A DeÔnibus também traçou um perfil dos compradores, o público principal tem entre 19 a 35 anos. A maioria solteiro (55,4%), os casados correspondem a 27,7%. A maior parte é mulher (72%) e a maioria compra a passagem por meios próprios (89%), enquanto o restante com a ajuda de familiares (11%).

A empresa acredita que a digitalização do setor rodoviário fica cada vez mais evidente. No primeiro semestre de 2022, a scale-up vendeu 296% a mais pelo aplicativo do que no mesmo período do ano anterior. No primeiro quadrimestre de 2022, o mercado de viagens rodoviárias pela internet registrou um crescimento de visitas superior a 100% em relação ao mesmo período em 2021 e fechou o período com mais de 150 milhões de visitas registradas.

“Os números mostram uma mudança de comportamento do consumidor, porém, a penetração do e-commerce nas vendas de passagens ainda tem muito espaço para crescimento. Antes da pandemia, as vendas pela internet representavam menos de 12% das vendas do setor rodoviário. Hoje, com a digitalização acelerada do setor, estamos perto dos 20% e devemos ultrapassar 50% até 2025.”, analisa Breno Moraes, CEO da DeÔnibus.

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