BYD entrega 470 ônibus elétricos para Bogotá

O primeiro lote de 120 ônibus foi entregue à Gran Américas Fontibon I SAS, operadora local, e os 350 veículos restantes estão programados para o primeiro trimestre de 2021

A BYD entregou 470 ônibus elétricos para Bogotá, capital da Colômbia. Esta é a maior frota de modelos 100% elétricos nas Américas e irá impulsionar os sistemas de transportes públicos eletrificados em rápido crescimento na Colômbia e na América.

Os ônibus foram produzidos nas fábricas da BYD em Nanjing e Hangzhou, na China, e depois enviados para o porto de Buenaventura em Bogotá. O primeiro lote de 120 ônibus, adquirido pela Celsia, empresa colombiana de compras de ônibus, foi entregue à Gran Américas Fontibon I SAS, operadora local que tem prazo de concessão de 15 anos, durante cerimônia realizada pela prefeitura de Bogotá e a Transmilenio, empresa que gerência o transporte público da cidade de Bogotá. Os veículos entrarão em operação dia 26 de dezembro em nove rotas e atenderão 69,3 mil passageiros.

Os 350 veículos restantes estão programados para entrar em operação em outras 30 rotas durante o primeiro trimestre de 2021, atendendo 302 mil passageiros.

No lote de 120 ônibus inclui modelos de 12 e 9 metros, com capacidade para 80 e 50 passageiros respectivamente. O veículos demoram de 1,5 a 2,5 horas para serem carregados totalmente, com autonomia que ultrapassa 300 quilômetros com única carga, que pode atender a um percurso diário de 260 quilômetros. Em comparação com os ônibus a diesel, a frota de ônibus elétricos da BYD deixará de emitir 12.500 toneladas de dióxido de carbono e 2,5 toneladas de material particulado a cada ano.

“Hoje é um dia histórico que podemos registrar na história de Bogotá”, disse Claudia Nayibe López Hernández, prefeita de Bogotá: “Isso se deve ao esforço conjunto de muitos colombianos talentosos. Queremos comprar mais ônibus elétricos, que nos permitam retirar a velha frota a diesel e gasolina, e renová-la com ônibus elétricos limpos, prestando mais e melhores serviços aos cidadãos”.

Transformação –

Felipe Ramírez Buitrago, gerente geral da Transmilenio, apresentou os planos de estações de recarga e a importância da frota. “A estação de carregamento Fontibon, colocada em operação hoje, é a primeira de carregamento de ônibus 100% elétrico em Bogotá. Outras três estações de recarga entrarão em funcionamento em outros bairros da cidade. Até lá, Bogotá vai operar um total de 483 ônibus 100% elétricos, dos quais 470 virão da BYD. Esta é a maior frota de ônibus elétricos do país, destacando e consolidando a posição da Colômbia como modelo de proteção ambiental na América Latina”, relatou o gerente.

Lara Zhang, diretora regional da BYD para a América Latina, destacou o esforço dos colaboradores durante o período de pandemia. “Durante a pandemia a BYD superou todas as dificuldades, concluiu a produção dos ônibus com qualidade e entregou no prazo”, disse Zhang.

Para Aldalberto Maluf, diretor de marketing e sustentabilidade da BYD Brasil, a cidade colombiana está em meio a uma transformação inovadora. “Bogotá revolucionou o mundo dos transportes urbanos com o sistema BRT Transmilenio, inovando a operação com a instalação das faixas de ultrapassagem nos corredores exclusivos de ônibus inventados por Curitiba. Agora Bogotá, novamente, sai na dianteira mundial com uma das maiores frotas de ônibus elétricos fora da China, demonstrando que é possível priorizar o transporte público e melhorar o meio ambiente urbano pensando na saúde das pessoas”, disse o executivo.

Na América Latina a BYD tem os seus ônibus elétricos circulando no Chile, Colômbia, Equador, Brasil, Costa Rica, Uruguai e Argentina. Globalmente, as ofertas de transporte verde da BYD se espalharam por mais de 300 cidades, operando em mais de 50 países e regiões.

Veja também

Por