BRT Sorocaba disponibiliza carteira digital para pagamento nos ônibus

Nova modalidade desenvolvida pela Cittamobi possibilita realizar o pagamento da tarifa e passar pela catraca sem a necessidade de usar dinheiro em espécie, bilhetes eletrônicos, cartões de débito e de crédito ou QR codes

O BRT Sorocaba lança a carteira digital, uma ferramenta de embarque nos ônibus acessada por celular e que permite o pagamento das passagens de forma totalmente digital.

A carteira digital é um recurso do aplicativo Cittamobi e pode ser utilizada sem a dependência de cartões de transporte e compra de créditos e recargas. Para fazer uma viagem de ônibus, o passageiro deve fazer download do app, realizar o cadastro, adquirir seus créditos e passar na catraca usando apenas seu celular.

Com saldo disponível, a carteira digital pode ser usada em tempo real. Segundo Paulo Fraga, CEO da Cittamobi, essa é uma solução inovadora que digitaliza a relação do passageiro com o transporte público. A experiência do usuário dentro do sistema de transporte é monitorada de ponta a ponta, por meio de informações que são avaliadas, processadas e armazenadas em uma base de dados em nuvem.

“A modernização é uma tendência global em diversos setores e no transporte não é diferente. Acreditamos que de forma gradativa a população começará a aderir a carteira digital.  Sabemos que toda novidade tem um período de adaptação, mas, temos a certeza que essa é uma solução que veio para ficar. Para quem utiliza o sistema BRT, conseguirá acessar nos veículos, estações e no terminal Vitória Régia de forma prática e rápida. Celular na mão e pronto, o embarque será imediato”, explica Fraga.

Na prática, o passageiro deve embarcar no ônibus, abrir o aplicativo Cittamobi, aproximar o celular do dispositivo para a leitura disponível no veículo, autorizar a compra e a catraca será liberada para entrada.

Fraga destaca ainda que, a carteira digital também será lançada em outras cidades, entre elas, Diadema e Recife. “O passageiro fará seus deslocamentos sem se preocupar. Da mesma forma que se utiliza em Sorocaba, conseguirá ser acessada em todas as cidades com a cobertura Cittamobi, quando o sistema estiver disponível. Prevemos a expansão deste recurso para mais 5 municípios ainda em 2020. Com a carteira digital foi possível digitalizar o dinheiro de modo seguro, o que facilita para a experiência do passageiro na mobilidade urbana. O valor da passagem sai direto do passageiro para empresa operadora”. 

As opções de bilhetagem já existentes em Sorocaba serão mantidas. Desta maneira, o passageiro terá a liberdade de escolher qual é a opção de sua preferência para usar nos ônibus.

Por ser digital, a atualização e customização de informações para o passageiro é mais ágil e precisa. Situações como cadastramento e consulta às regras tarifárias como integração, bilhete único, estudante, descontos, isenções e outros são rapidamente acessadas.

O passageiro que já utiliza o sistema BRT terá acesso a essa funcionalidade ao embarcar nos 43 veículos que estão circulando na cidade, nas 12 estações ao longo da Avenida Itavuvu e no Terminal Vitória Régia.

Ao final das obras de implantação do BRT, as demais estações e novos terminais também integrarão a capilaridade de cobertura da carteira digital. No total, os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, quatro estações de integração, três novos terminais e 96 pontos de parada para embarque, permitindo ainda a conexão com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

Veja também

Por