Goal Systems reforça presença no Brasil

Empresa de softwares para planejamento de recursos materiais e humanos tem metas ambiciosas de expansão para o mercado brasileiro

Romano Garcia, diretor geral da Goal Systems para o Brasil.

A Goal Systems desenvolve e implementa soluções integradas para planejamento, programação e controle de operações, com foco em transportes de diferentes modais. A empresa quer ampliar sua atuação no Brasil. “O país é atrativo por suas dimensões e população, e pela quantidade de sistemas de transporte público consolidados. O conceito de  Smart Cities já chegou ao país, e os órgãos gestores e operadores precisam da tecnologia para aprimorar seu planejamento”, comenta Romano Garcia, diretor geral da Goal Systems para o Brasil.

A Goal Systems destaca que as empresas precisam ter acesso a ferramentas para poder reagir rapidamente às restrições vindas em decorrência do Covid-19. “A pandemia é uma ameaça para nosso setor. Com o isolamento social, que levou à paralisação de linhas e uso reduzido da frota, e as novas regras de higiene e lotação, fica mais clara a necessidade de trabalhar com inteligência e planejamento. Com a crise, o operador tem que lidar com mudanças quase que diariamente”, acredita Garcia.

A tecnologia pode proporcionar maior flexibilidade no modelo de negócios das operadoras de transporte coletivo. “No Brasil, a tendência da modalidade de Software as a Service (SaaS) se consolida”, diz Garcia. A companhia busca parcerias com empresas de bilhetagem eletrônica e de outros segmentos ligados à tecnologia para transporte coletivo. “Nossa intenção é integrar nossas ferramentas com as soluções de sistemas inteligentes de transporte (ITS) e de bilhetagem”, completa.

A Goal Systems já tem a homologação necessária para fornecer soluções para o Sistema de Monitoramento de Gestão Operacional (SMGO) que será implementado no sistema de transporte da capital paulista, conforme foi estabelecido nos contratos assinados no ano passado pelas empresas concessionárias escolhidas por meio de licitação. “Fizemos integração com a Cittati e já temos a certificação. São Paulo é uma das prioridades para a empresa, pois a cidade terá um sistema muito avançado”, conta Garcia.

Portfólio-

Entre os diversos produtos da marca, o GoalBus é um sistema de software para gerenciamento de transporte de ônibus, que melhora no planejamento de horários, veículos e motoristas. Com a ferramenta, é possível elaborar de forma automática e em um único cálculo, quadros de horários e serviços de ônibus e turnos de pessoal, resultando em economia de custos para as empresas.

A empresa desenvolve soluções inteligentes para todos os tipos de transporte, volume e complexidade, nos segmentos de transporte urbano e interurbano, metroferroviário, linhas aéreas, além de produtos para o setor industrial e para recursos humanos. Presente em 25 países, a Goal Systems tem como clientes no mercado brasileiro Guarupass, MetrôRio e BRT Rio, Consórcio Fênix de Florianópolis e URBS de Curitiba. “Temos uma posição de liderança na América Latina, com participação em sistemas importantes como Transmilenio, de Bogotá, MetroBus, no México, e Transantiago, no Chile”, diz Garcia.

As soluções da marca são desenvolvidas de acordo com as necessidades de cada tipo de transporte, por meio de algoritmo que funciona levando em conta todos os requisitos do cliente, incluindo a sua infraestrutura, turnos e restrições. “Estamos reforçando a equipe e nossa atuação no Brasil. Temos uma unidade no Rio de Janeiro e, ainda este ano, abriremos uma filial em São Paulo”, informa Garcia.

Veja também

Por