Tacom desenvolve respiradores inteligentes

Equipamento criado pela empresa mineira especializada em soluções tecnológicas para transporte e mobilidade aguarda homologação da Anvisa

A Tacom desenvolveu um protótipo de ventilador pulmonar inteligente, que poderá auxiliar no tratamento de pacientes contaminados pelo novo coronavírus. O equipamento foi enviado para o Instituto de Pesquisas e Tecnológicas (IPT), em São Paulo, onde passa por uma série de testes. Em seguida, será encaminhado para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a homologação, antes de ser produzido em escala. 

O diretor de Marketing e Mercado da Tacom, Marco Antônio Tonussi, conta que o equipamento tem apresentado um desempenho muito positivo. “Apesar do tempo exíguo para o desenvolvimento, o resultado foi muito bom. A produção deve começar em poucos dias. Após a finalização dos testes do IPT, o protótipo será encaminhado para a Anvisa, que deve levar cerca de 48 horas para a homologação”, informa. 

Em um processo em condições normais, a homologação leva, ao menos, seis meses. “Devido às condições atuais, e como o equipamento já vai chegar com os testes todos realizados pelo IPT, acreditamos que a liberação ocorrerá em prazo curto”, diz Tonussi. 

De fácil manuseio e com custo bastante inferior ao dos produtos importados, o modelo pode ser utilizado remotamente, bastando apenas um profissional para controle de até 50 equipamentos simultaneamente. A iniciativa faz parte do projeto social Inspirar, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). 

Veja também

Por