Prefeitura de Goiânia apresenta estação-modelo do BRT Norte-Sul

A estação irá receber a nova frota de 60 ônibus do BRT Norte-Sul, incluindo dez elétricos

O prefeito Rogério apresentou hoje (27/06) a estação-modelo do BRT Norte-Sul, nomeada Estação Cívica Rua 83, a primeira de 31 plataformas que compõem o sistema. O projeto inovador utiliza tecnologia para acesso nas catracas, vídeo monitoramento, totens de informação, Wi-Fi gratuito e portas automáticas similares às de metrôs. A estação irá receber a nova frota de 60 ônibus do BRT Norte-Sul, incluindo dez elétricos.

A estação conta com painéis, totens informativos e interativos, além de Wi-Fi gratuito e torre para recarga de celular. A plataforma também possui câmeras para reconhecimento facial e um posto de segurança realizará o monitoramento em tempo integral do local. Além disso, as catracas possuem padrão antivandalismo. O local é todo sinalizado e as portas automáticas foram desenvolvidas seguindo os mais rígidos controles para acessibilidade e segurança dos usuários, semelhantes às usadas nos metrôs.

O sistema modular de plataformas estabelece uma sincronização na abertura e fechamento das portas dos ônibus com as portas das estações, separando fisicamente a área da plataforma dos usuários com a via segregada dos ônibus.

As portas ainda possuem sinalização sonora de abertura e fechamento, o que evita possíveis acidentes caso os usuários não visualizem os sinais de luz. Os motoristas também contam com auxílio para evitar acidentes. Faróis com cores verde e vermelho indicam a parada correta, contribuindo para o embarque e o desembarque seguros dos usuários idosos ou com dificuldade de locomoção.

Os usuários poderão pagar suas passagens com cartão de crédito e débito, por aproximação, como também os cartões do novo sistema de transporte público”, afirmou, recordando a importância da capital no subsídio para operação do transporte coletivo.

Sistema BRT –

O BRT Norte-Sul cruzará Goiânia de ponta a ponta, com início no terminal Veiga Jardim, em Aparecida, passando pelos terminais Cruzeiro, Correios, Isidória, Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque, assim como até o Parque Atheneu. No centro da capital, fará intersecção com o Eixo Anhanguera.

A frota total para operação no BRT Norte-Sul foi definida pela CMTC em 60 ônibus, sendo dez Super Padron, elétricos, de piso alto, e 50 ônibus Super Padron, a diesel, com portas dos dois lados. No início de março, o prefeito Rogério apresentou o ônibus elétrico piloto, produzido pela montadora Eletra para operação em Goiânia.

Veja também

Por