Belo Horizonte anuncia novos micro-ônibus para linhas de vilas e favelas

Os veículos foram produzidos sob encomenda para atender as especificidades dessas regiões

A prefeitura de Belo Horizonte anunciou a aquisição de dez novos micro-ônibus que foram feitos sob encomenda para atender as necessidades da operação em vilas e favelas da capital de Minas Gerais. O primeiro veículo já está em operação na linha 201 (Morro Das Pedras / Hospital Madre Teresa) e, em breve, os demais veículos vão operar nas linhas 101 (Aglomerado Santa Lúcia/São Pedro), 203 (Morro das Pedras/Vila Ventosa) e 321 (Olhos D’Água / Pilar).

Desde abril de 2023, as 12 linhas de vilas e favelas possuem tarifa zero e já atenderam mais de 3,2 milhões de passageiros na capital. A frota atual que atende essas regiões conta com 39 veículos.

Os novos micro-ônibus

O Foz F2200, fabricado pela Caio, tem carroceria com comprimento total de 8,40 metros e largura de 2,20 metros, sistema de ar-condicionado, para-choques elevados e protegidos com barras que são fundamentais para enfrentar as dificuldades dos itinerários sem expor o veículo a avarias que podem acontecer em vielas estreitas e com diversos obstáculos.

Os micro-ônibus são equipados com motor Cummins ISF 3.8l, que oferecem potência máxima de 175 cv (129 kW) a 2.500 rpm e torque máximo de 600 Nm entre 1.100 e 1.800  rpm, para garantir a eficiência operacional necessária para transitar em vias íngremes. Os veículos são os primeiros do seu grupo que atendem às normas da Euro 6.

Veja também