Eaton apresenta nova geração de transmissões automatizadas para micro-ônibus e urbanos

A nova linha Advantor desenvolvida no Brasil tem 70% de conteúdo nacional e terá três versões, de 6, 8 e dez velocidades, para aplicação em ônibus urbanos e para micro-ônibus de uso escolar, rural e fretamento, e em veículos comerciais rodoviários

Sonia Moraes, de Valinhos (SP)

A Eaton apresenta ao mercado sua nova plataforma de transmissões automatizadas para ônibus urbanos e micro-ônibus de uso escolar, rural e fretamento e em veículos comerciais rodoviários. A nova linha Advantor foi desenvolvida pela equipe de engenharia do Brasil e possibilita de 10% a 20% de economia de combustível dependendo da aplicação, quando comparada com as transmissões manuais e automáticas.

A nova geração de transmissões automatizadas possui 70% de conteúdo nacional e chegará ao mercado nos próximos anos em três versões: Advantor 6 (de seis velocidades e 700 Nm de torque) para micro-ônibus e caminhões leves; Advantor 8 (de oito velocidades e 1.300 Nm de torque) para ônibus médios (urbano, escolar, rural e fretamento), e a Adavantor 10 (de dez velocidades e 1.300 Nm de torque) para caminhões médios e semipesados.

“É uma transmissão automatizada simples, com menor complexidade de peças, e, além de ser mais robusta, é fácil a manutenção facilitando o atendimento na área de serviços. E ainda vamos ter quites de reparo que ajudará na redução do custo de manutenção”, explicou Sérgio Kramer, diretor-geral da unidade de negócios de veículos comerciais e fora-de-estrada do grupo Mobility América do Sul, durante o Eaton Experience 2024, evento realizado na fábrica de Valinhos, no interior de São Paulo.

“Mais uma vez damos um largo passo rumo ao futuro e às soluções automatizadas, que entregam mais eficiência, durabilidade, segurança e conforto para aplicação em veículos comerciais. O desenvolvimento da linha Advantor foi conduzido com o know-how profundo dos engenheiros do nosso Centro de Pesquisa & Desenvolvimento do Brasil considerando as características e necessidades do mercado automotivo do nosso país”, disse Antonio Galvão, presidente do Grupo Mobility e corporativo da América do Sul.

Mais tecnologia e economia 

A nova linha Advantor foi desenvolvida sobre uma base mecânica já existente e robusta que reforça os benefícios das transmissões automatizadas e conta com assistente de partida em rampa, auto neutro e modo manobra, que reduzem o cansaço com a constante troca de marchas das aplicações urbanas.

“Não existia essa transmissão automatizada para micro-ônibus, e ela vai atender as novas exigências do programa Caminho da Escola e o varejo de forma geral, principalmente os frotistas que estão demandando este produto por ter menor custo ao longo da vida, por oferecer menor consumo de combustível, além de garantir maior segurança, pois o motorista vai ficar focado na direção”, comentou Kramer.

A unidade de controle eletrônico totalmente nova possui mais memória, maior velocidade, Serviços de Diagnóstico Unificado (UDS) disponível em todas as versões, além de estar preparada para as demandas futuras de segurança cibernética, segurança funcional e compatível com todas as aplicações em veículos híbridos e elétricos. “Esse avanço permite que a Eaton dê mais um passo importante no seu compromisso com a sustentabilidade”, destacou o presidente.

Investimentos

O desenvolvimento da nova transmissão automatizada absorveu parte do investimento de R$ 800 milhões que foram aplicados pela Eaton desde 2020, sendo R$ 600 milhões nas suas fábricas para introduzir os conceitos da indústria 4.0, modernização dos processos e novos produtos, e R$ 200 milhões em pesquisa e desenvolvimento, sendo que grande parte foi aplicada nesta nova linha. “É um investimento expressivo e a empresa pretende continuar investindo na região”, disse o presidente e destacou que as fábricas no Brasil é a que tem recebido mais investimentos da matriz.

“A nova família Advantor é um lançamento global e o Brasil é primeira região a conhecer o produto, mas pretendemos lançar em outras regiões, como a Ásia e a Europa, mas vamos primeiro consolidar no mercado nacional”, destacou Galvão.

Boas perspectivas com o Mover

Para 2024, a Eaton acredita que será um ano bom para o mercado de caminhões e ônibus. “Tivemos um apagão com a chegada do Euro 6, que causou lentidão no consumo de inventários e agora está começando a se normalizar e a gente acredita que deve continuar este bom momento”, disse Kramer.

O presidente da Eaton acrescentou que a aprovação do programa de mobilidade verde e inovação (Mover) traz boas perspectivas para o setor automotivo. “O recurso que será destinado para pesquisa e desenvolvimento é um dos pilares mais importantes e tenho expectativa que vamos ter crescimento da engenharia no Brasil com a nova política industrial.”

LINEAR LACE FILMS Advantor 6 para micro-ônibus e caminhões leves (Divulgação)

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