Frotas Conectadas 2024: novidades e destaques para o setor de ônibus

Nos dois dias de evento, diferentes painéis contaram com a participação de mais de 50 profissionais e executivos ligados ao transporte de passageiros, carga e logística

Márcia Pinna Raspanti

O Frotas Conectadas 2024, realizado nos dias 21 e 22 de maio, em São Paulo, reuniu mais de 1,8 mil participantes em dois dias de intensos debates sobre tecnologia e inovação aplicadas ao setor de transporte e logística. O evento, organizado e promovido pela OTM Editora, contou com mais de 40 patrocinadores e o apoio das principais entidades que representam as empresas do setor.

Além dos painéis temáticos e a apresentação das startups mais inovadoras do mercado, foi disponibilizada uma área de exposição que trouxe as maiores novidades e destaques em termos de produtos, serviços e soluções. Será elaborado o relatório técnico “Frotas Conectadas Insights”, pelas empresas Netz e Lunica, responsáveis pela curadoria técnica do evento.

Ricardo Barion, do Grupo Vamos, que participou do painel sobre “Inovações como alavanca para gerar resultados financeiros e operacionais”. O executivo destacou as vantagens da locação de frotas, ressaltando que a empresa trabalha com todos os tipos de veículos pesados. “Disponibilizamos também ônibus de todos os segmentos, como urbano, rodoviário e fretamento.”

A Motorista PX é uma plataforma de agenciamento de mão de obra que conecta motoristas e ajudantes com empresas que precisam de serviços de transporte. A empresa também provê treinamento para esses condutores na Academia PX. André Oliveira,  informou que, apesar de a empresa atender principalmente o segmento de carga, a PX também atua com motoristas de ônibus rodoviários. “Ainda estamos formatando o serviço para atender o segmento urbano, que tem muitas especificidades.”

O abastecimento das frotas elétricas foi tema de um painel realizado no segundo dia do Frotas Conectadas 2024. Zeno Nadal, da CTO Otsmah, falou sobre o exemplo de Bogotá, na Colômbia, que implementou diferentes modelos de garagens para ônibus elétricos. “Aqui no Brasil, é necessário melhorar a distribuição de energia, falta agilidade e flexibilidade no fornecimento, o que dificulta muito a eletrificação”, disse.

A MWM apresentou o projeto de transformação veicular, que serve para qualquer tipo de veículos pesado. “É feita a troca do motor a diesel por um outro movido a gás natural ou biometano. Não se trata de adaptar, mas de um novo motor”, disse Thiago Brito, da MWM. A solução poder ser aplicada também em ônibus, e a empresa tem um projeto-piloto com um modelo movido a GNV desde o ano passado.

Soluções em telemetria e resultados em todos os tipos de frotas” foi o tema que norteou o painel com a participação de Vlademir Pierani, da Mercedes-Benz, que apresentou em detalhes o FleetBus, um sistema de telemetria e conectividade para gestão de frota, disponível para todo o portfólio de ônibus urbanos e rodoviários da Mercedes-Benz, incluindo o elétrico eO500U. “O FleetBus dá acesso a todas as informações do CAN e todo o histórico do veículo fica na nuvem. Também pode ser implementado em ônibus seminovos, Euro 5 e euro 6”, informou.

O Grupo Continental trouxe para o Frotas Conectadas 2024, a marca VDO, que apresentou soluções rastreamento e telemetria, com destaque para a Bus Control, voltado para serviços de fretamento contínuo. ”Muitas empresas de ônibus precisavam adaptar as soluções desenvolvidas para caminhões. Mas não resolvia os problemas específicos da frota de ônibus. Já o Bus Control foi pensado atender para este tipo de frota.”

Veja também

Por